Glorioso 1904
·12 de maio de 2025
Números não mentem: Benfica - Sporting ficou aquém das expectativas

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·12 de maio de 2025
48 horas depois do apito final do encontro entre o Benfica e Sporting, o rescaldo do dérbi eterno continua quente e promete dar que falar. Numa partida que terminou com uma igualdade a uma bola, todos esperavam assistir a um jogo recheado de golos, porém, as estatísticas apontam exatamente para o oposto.
Antes de entrar no foco dos números do dérbi dos dérbis, deve-se conferir as probabilidades de cada uma das equipas de levantar o troféu. O Sporting será campeão em seis dos nove cenários possíveis, enquanto que o Benfica só poderá levantar o caneco se acertar em três dos nove cenários. Ao todo, os leões têm 66% de probabilidade de serem campeões, já as probabilidades das águias só chegam aos 34%.
Quanto ao dérbi em si. Havia muitas expectativas em torno dos protagonistas do duelo que decorreu no último sábado, 10 de maio, porém, nada do que estava previsto acabou por acontecer. A equipa mais forte em casa não ganhou, tal como a equipa mais forte como visitante também não triunfou. Viktor Gyokeres e Vangelis Pavlidis, primeiro e segundo melhor marcador da Liga, ficaram em branco.
O líder da prova de regularidade registou a taxa de expected goal mais baixa da presente temporada, sem ultrapassar a expectativa de 0,3 golos. O mesmo aconteceu com o vice-líder, que também registou o número mais baixo da temporada (1,4 golos esperados).
Além disso, a turma de Alvalade registou o número mais baixo no que diz respeito a remates enquadrados, apenas acertou na baliza de Trubin em quatro ocasiões. Já o Clube da Luz, repetiu a mesma façanha do rival e apenas contou com um remate enquadrado ao longo de 90 minutos, neste caso, o golo de Kerem Akturkoglu.