Leonino
·26 de janeiro de 2026
Números não mentem no Sporting: Suárez iguala Gyökeres

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·26 de janeiro de 2026

O Sporting entrou na temporada 2025/26 com uma baixa de peso no ataque, após a saída de Viktor Gyökeres para o Arsenal, no passado mercado de verão. O sueco foi uma das figuras principais do título anterior, mas os leões responderam com eficácia, encontrando em Luis Suárez, ex-Almería, o homem certo para ocupar o lugar deixado vago e manter o nível ofensivo da equipa.
A contratação do sul-americano estava a ser trabalhada desde março de 2025, precisamente porque se preparava a substituição do nórdico. Foi uma das primeiras missões abraçadas por Bernardo Morais Palmeiro, diretor geral do futebol dos verdes e brancos que, no dia 28 de julho de 2025, oficializaram o camisola 97 depois de acordarem a transferência com o Almería por 22 milhões de euros mais possíveis 5 milhões em bónus por objetivos.
No que toca ao rendimento do internacional colombiano, novamente decisivo com um bis na vitória (2-1) em Arouca, é claro que o camisola 97 manteve o ritmo goleador do sueco. Os números não mentem: Suárez leva o mesmo número de golos (24) de Gyökeres na época de estreia, em igual período, e revela maior impacto na Liga.
Consequentemente, Suárez supera o ponta de lança nórdico (17 tentos contra 15). Já nas provas europeias – o colombiano disputa Champions e o nórdico atuou na Liga Europa – também leva mais (4-3), isto apesar de ter uma média inferior de golos na análise à amostra de todas as provas (0,77 face a 0,92 de Gyökeres).
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 31 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.379 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 24 golos e fez quatro assistências.








































