O ano perfeito de Alessia Russo, com a Inglaterra (e a Europa) aos seus pés | OneFootball

O ano perfeito de Alessia Russo, com a Inglaterra (e a Europa) aos seus pés | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·28 de julho de 2025

O ano perfeito de Alessia Russo, com a Inglaterra (e a Europa) aos seus pés

Imagem do artigo:O ano perfeito de Alessia Russo, com a Inglaterra (e a Europa) aos seus pés

Quando marcou de cabeça na final da Eurocopa, Alessia Russo comandou a reação que terminaria no segundo título europeu da atacante na temporada. Campeã da Liga dos Campeões com o Arsenal e da Euro com a Inglaterra, a artilheira viveu uma temporada dos sonhos, para se colocar definitivamente como grande candidata ao prêmio de melhor jogadora do mundo.

A temporada começou com gol pela Inglaterra, contra a Suécia, e classificação garantida na Euro com gol na vitória decisiva sobre as irlandesas. A temporada pelo Arsenal começou em setembro, e o clube teve de iniciar a Liga dos Campeões ainda nas fases eliminatórias.


Vídeos OneFootball


Alessia Russo marcou um dos gols na classificação sobre o Rangers, e para chegar na fase de grupos o Arsenal ainda passou por Rosenborg e Hacken. Só que a atacante passou em branco nesses jogos e chegou a ficar mais de um mês sem balançar as redes.

A virada de chave aconteceu quando Alessia marcou um gol  e deu uma assistência contra o Valerenga, encerrando jejum de oito jogos sem balançar as redes. A partir de então, se tornou decisiva principalmente em jogos grandes: marcou contra Manchester United, Tottenham e Liverpool.

Cresceu no mata-mata da Champions, e comandou, com dois gols, a "remontada" sobre o Real Madrid, com um 3 a 0 para superar a derrota de 2 a 0 na ida. No jogo decisivo da semifinal, Russo também brilhou com gol e assistências e levou as londrinas até a decisão. O título veio com vitória sobre o Barcelona.

O Chelsea nadou de braçadas e levantou o título da WSL, mas Alessia Russo terminou a competição como artilheira, com 12 gols em 21 jogos. A atacante alcançou tal marca com apenas 9.5 de xG.

Além da veia goleadora, Russo se mostrou importante para o Arsenal na retenção de bola no último terço e, também, ajudando na pressão alta que foi a marca do time, principalmente depois de Renée Slegers assumir a equipe.

Uma atacante completa, Russo alcançou o ápice aos 25 anos com protagonismo no título europeu da Inglaterra. Foi sublime na goleada sobre a Holanda, com três assistências, e o símbolo das Leoas que nunca desistiram para superar eliminatórias difíceis contra Suécia, Itália e Espanha. No fim, o segundo título europeu da temporada.

2024/2025 foi marcante para Alessia Russo de inúmeras maneiras. Um ano inesquecível, com credenciais para disputar a Bola de Ouro, que seria um prêmio inédito para uma inglesa.

Saiba mais sobre o veículo