Trivela
·30 de janeiro de 2022
In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·30 de janeiro de 2022
O Saint-Étienne faz uma temporada péssima na Ligue 1 e corre sérios riscos de rebaixamento, ao ocupar a lanterna durante grande parte da campanha. A Copa da França poderia servir de escape aos Verts, mas reiterou o desespero da torcida neste domingo. A equipe seria eliminada nas oitavas de final, para o pequenino Bergerac Périgord. O time da quarta divisão ganhou por 1 a 0, dentro do Estádio Francis Rongiéras, com capacidade para apenas 6,3 mil torcedores.
Fundado em 1916, o Bergerac Périgord começou a aparecer nas divisões nacionais apenas neste século. Passou a competir na quarta divisão, além de eliminar o Lens na Copa da França em 2016/17. Isso até emplacar uma campanha histórica na atual edição do torneio. Os nanicos já tinham aprontado para cima do Metz nos 32-avos de final, ao derrubarem os adversários da primeira divisão nos pênaltis, após o empate por 0 a 0. Passaram depois pelo Cretéil-Lusitanos, da terceirona, até o encontro com o Saint-Étienne.
O Saint-Étienne teve 70% de posse de bola durante o primeiro tempo, mas criou pouquíssimo, com as melhores chances limitadas aos primeiros minutos. O segundo tempo seguiria controlado pelos Verts, mas teve doses maiores de emoção. E sem que os poderosos marcassem, o golpe fatal dos nanicos veio aos 31 minutos. A zaga falhou na hora de afastar um cruzamento e Romain Escarpit foi mais rápido para completar a bola viva na área. Durante os minutos finais, os espaços sobravam e, enquanto tentava o empate, o ASSE também concedia brechas. Deu sorte, já que o Bergerac perdeu dois gols feitos que poderiam ter garantido um placar maior.
Cabe dizer que o Bergerac Périgord não é o único time da quarta divisão ainda vivo na Copa da França. O Versailles 78 também avançou para as quartas de final ao vencer fora de casa o Toulouse, atualmente na segunda divisão. Kapit Djoco garantiu o triunfo por 1 a 0, em duelo realizado no sábado. Bastia e Amiens são os representantes da segundona na próxima etapa, enquanto da elite já avançaram Olympique de Marseille, Monaco e Nantes. As oitavas se encerrarão nesta segunda, com o PSG x Nice.