O Bologna buscou o empate contra o Celtic e se assegurou nos playoffs da Europa League | OneFootball

O Bologna buscou o empate contra o Celtic e se assegurou nos playoffs da Europa League | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Calciopédia

Calciopédia

·23 de janeiro de 2026

O Bologna buscou o empate contra o Celtic e se assegurou nos playoffs da Europa League

Imagem do artigo:O Bologna buscou o empate contra o Celtic e se assegurou nos playoffs da Europa League

Após a vitória de virada sobre o Celta de Vigo, ainda no início de dezembro, o Bologna venceu apenas um dos sete jogos em cenário nacional, com o último revés acontecendo no clássico contra a Fiorentina. Diante desse contexto, os rossoblù viam o confronto contra o Celtic, no Renato Dall’Ara, pela sétima rodada da Europa League, como uma tentativa clara de retomar o caminho positivo, já que, a competição continental, até esse ponto da temporada, era o espaço em que a equipe havia apresentado seu melhor futebol. Iniciava, por exemplo, a jornada viva na disputa pelo G8 da tabela. Não foi o que ocorreu: mesmo com um homem a mais e controlando o duelo desde os primeiros minutos, os petroniani ficaram apenas no empate por 2 a 2.

Com alguns desfalques relevantes, como Orsolini – que não pôde atuar como titular por ainda se recuperar de lesão – e Bernardeschi, Vincenzo Italiano mandou a campo Skorupski no gol, Zortea, Casale, Heggem e Miranda na linha defensiva. Mais à frente, Ferguson, Moro e Pobega formaram o trio do meio-campo. No setor ofensivo, Rowe e Domínguez atuaram ao lado de Dallinga.


Vídeos OneFootball


O jogo mal havia começado quando, aos 5 minutos, Skorupski saiu muito mal com os pés e cedeu à pressão escocesa. Após uma tentativa de passe, o goleiro entregou a bola ao japonês Maeda, que encontrou seu compatriota Hatate no meio da área, livre para apenas empurrar para o fundo da rede. Logo na sequência, foi a vez do próprio Maeda tentar aproveitar o momento de instabilidade do Bologna, mas, dessa vez, a finalização foi bem defendida pelo arqueiro polonês.

Imagem do artigo:O Bologna buscou o empate contra o Celtic e se assegurou nos playoffs da Europa League

Depois de sair atrás no placar, o Bologna reagiu e foi atrás do empate (Getty)

Apesar do choque inicial, não demorou para o Bologna assumir o controle da partida. As sucessivas investidas pelos lados do campo, acompanhadas de inúmeros escanteios, transformaram o setor defensivo do Celtic em uma verdadeira panela de pressão. O confronto virou um ataque contra defesa bastante nervoso, com Maeda e Hatate advertidos rapidamente ao interromperem contra-ataques italianos. Zortea, Dallinga e Miranda viram suas tentativas esbarrarem na retaguarda adversária. Quando superada, Schmeichel aparecia para operar verdadeiros milagres.

O nervosismo escocês, somado ao domínio absoluto dos mandantes, culminou na expulsão do autor do gol, Hatate, ainda na primeira etapa, aos 35 minutos, após um empurrão em Miranda. Tudo indicava que, inevitavelmente, a partida se inclinaria a favor dos petroniani, porém o improvável aconteceu. Em um raro momento de alívio dos visitantes, após cobrança de escanteio, a bola sobrou na primeira trave para Trusty, que finalizou de maneira desajeitada, mas suficiente para fazê-la ultrapassar a linha e ampliar o marcador.

Mesmo sofrendo o segundo gol, o Bologna não se abalou e seguiu pressionando os celtas, por ter um jogador a mais. Aos 45 minutos, Schmeichel precisou se esticar ao limite da trave para interceptar um cabeceio de Moro. Assim, as equipes foram para o intervalo e, no retorno, não houve mudança de postura. A pressão italiana persistiu, enquanto a resistência escocesa parecia não ceder em nenhum momento. Domínguez parou primeiro na defesa e, depois, acertou a trave após belo passe de Pobega.

A insistência do time de Italiano não demorou a ser recompensada. Aos 56, Odgaard entrou no lugar de Pobega e precisou de apenas dois minutos em campo para servir Dallinga, que, de cabeça, venceu Schmeichel pela primeira vez. O próprio Odgaard quase deixou tudo igual em seguida, mas a bola passou rente à trave. Pela primeira vez o Celtic mostrou sinais de desgaste, e o Bologna manteve o ritmo elevado: a bola raramente saía do campo defensivo visitante e, quando saía, não durava mais do que três toques.

Imagem do artigo:O Bologna buscou o empate contra o Celtic e se assegurou nos playoffs da Europa League

Reação digna de aplausos: ainda que o resultado não tenha sido o melhor, o Bologna ao menos mostrou garra contra o Celtic (Getty)

Com 72 minutos no relógio, após nova cobrança de escanteio, a sobra ficou com Rowe, que dominou na entrada da área, puxou para o meio e finalizou com muita força para empatar a peleja. A bola ainda desviou no meio do caminho, dificultando a intervenção do goleiro dinamarquês. Logo após o empate, Italiano promoveu as entradas de Cambiaghi e Orsolini nos lugares de Ferguson e Domínguez. A pressão seguia intensa, agora com fôlego renovado.

Mesmo com um jogador a menos e a vantagem de dois gols esvaída, o Celtic não demonstrou intenção de sair de mãos vazias e continuou se defendendo com enorme intensidade, ainda que sem ameaçar além disso. A virada no Dall’Ara quase veio aos 86 minutos, mas Schmeichel, no puro reflexo, bloqueou a finalização de Cambiaghi. Orsolini também teve sua chance, mas cabeceou por cima do gol. Apesar do ímpeto final, o 2 a 2 acabou sendo o resultado definitivo na Itália. Foram 37 finalizações que esbarraram em um Celtic frágil, porém corajoso, somadas, claro, ao infortúnio de Skorupski logo no início do duelo, fator que condicionou todo o restante da partida.

O Bologna passou à 15ª colocação, com 12 pontos. Os petroniani chegam à última jornada da Europa League já classificados para os playoffs e, apesar do empate, ainda mantêm chances de classificação direta às oitavas, embora não dependam apenas de si. A boa notícia é que o adversário será o Maccabi Tel Aviv, de Israel, que somou apenas um ponto na competição. Antes disso, a equipe de Italiano visita o Genoa, pela Serie A, em busca de reencontrar o caminho das vitórias. Já o Celtic, também na zona de playoffs, encara o Utrecht, na Holanda.

Saiba mais sobre o veículo