oGol.com.br
·13 de fevereiro de 2025
O conto de fadas do adolescente irlandês que quebrou recorde de Lukaku na Europa

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·13 de fevereiro de 2025
Na gélida noite de Molde, um adolescente de 16 anos viveu a noite mais mágica da vida. Michael Noonan anotou, aos 12 minutos do segundo tempo, o gol da vitória do Shamrock Rovers diante do Molde, por 1 a 0, e se tornou, também, o jogador mais jovem a anotar um gol competições da Uefa neste século.
Noonan havia deixado o St. Patrick's mês passado para assinar seu primeiro contrato profissional com os Hoops. Entrou pela primeira vez como titular, com chuteira florescente amarela e o número 31 nas costas. Sem saber que faria história.
Ainda no primeiro tempo, Noonan ia colocando bola na frente em contra-ataque quando foi derrubado por Lund Jensen. O norueguês foi expulso de campo, e o jogo mudou por completo.
Na segunda parte, o momento histórico para o adolescente irlandês: após pressão alta irlandesa, Dylan Watts recuperou a bola e mandou para Noonan empurrar para a rede diante de um gol vazio. A vitória deu vantagem ao Shamrock sobre o Mold nos playoffs da Conference League.
Com o tento, o atacante irish se tornou o jogador mais jovem a marcar um gol em uma competição da Uefa neste século, com 16 anos e 6 meses. Noonan superou por três semanas Romelu Lukaku, que havia marcado pelo Anderlecht com 16 anos e 7 meses na Liga Europa de 2009.
Os mais jovens a marcar em competições da Uefa no século XXI:
Lukaku na Europa League: 16 anos e 7 meses Ansu Fati na Champions: 17 anos e 1 mês Yamal na Euro: 16 anos e 11 meses Gavi na Nations League: 17 anos e 10 meses Michael Noonan na Conference League: 16 anos e 6 meses
O mais jovem a marcar um gol em competições da Uefa em todos os tempos é o ganês Nii Lamptey, que marcou pelo Anderlecht contra a Roma, aos 16 anos e 3 meses, na então Copa Uefa de 1991.
Na última Airtricity League, o Campeonato Irlandês, Noonan somou apenas um minuto em campo, na vitória do St Patrick sobre o Bohemian em outubro. O jogo em Molde foi apenas o primeiro do jovem com a camisa do Shamrock Rovers.
Apesar da pouca experiência como profissional, o adolescente já é observado por gigantes da Europa. Ainda no final do ano passado, o jovem negociou uma ida ao Manchester City, que ficou por ser avaliada no futuro.
Jogador da seleção sub-17 da Irlanda, Michael Noonan vive seu próprio conto de fadas, e tem uma certeza: ainda tem muitas páginas em branco por escrever no futebol.