O desabafo de Fernando Carvalho sobre a ‘Máfia do Apito’ que repercutiu nas redes sociais | OneFootball

O desabafo de Fernando Carvalho sobre a ‘Máfia do Apito’ que repercutiu nas redes sociais | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Revista Colorada

Revista Colorada

·17 de setembro de 2025

O desabafo de Fernando Carvalho sobre a ‘Máfia do Apito’ que repercutiu nas redes sociais

Imagem do artigo:O desabafo de Fernando Carvalho sobre a ‘Máfia do Apito’ que repercutiu nas redes sociais

O ex-presidente do Internacional, Fernando Carvalho, voltou a trazer à tona um dos episódios mais polêmicos da história recente do futebol brasileiro: a Máfia do Apito de 2005. Em postagem feita no Instagram nesta quarta-feira (17), o dirigente colorado fez um longo desabafo e defendeu que o tema merece ser revisitado, inclusive de forma oficial, com o apoio da atual direção do clube.

Carvalho lembrou que, na época, o Inter, por meio do advogado Daniel Cravo de Souza, defendeu que os jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho não fossem anulados em bloco, mas analisados individualmente por especialistas em arbitragem. Segundo ele, havia indícios de que algumas partidas não haviam sido manipuladas e, portanto, seus resultados deveriam ser mantidos.


Vídeos OneFootball


O ex-presidente citou ainda depoimentos posteriores do próprio árbitro, que garantiu não ter manipulado duelos envolvendo o Inter (contra o Coritiba) e o Corinthians (diante de São Paulo e Santos). Além disso, Carvalho recordou a declaração histórica de Alberto Dualib, então presidente corintiano, que teria afirmado que “o campeonato de 2005 foi roubado”.

Outro ponto destacado foi a evolução tecnológica no futebol. Para Carvalho, se hoje até decisões de árbitro em campo podem ser revistas pelo VAR, não haveria impedimento para que episódios passados também fossem reavaliados. “O atual presidente colorado, Alessandro Barcellos, confortado por grupos de conselheiros, ventila possibilidade de reabrir oficialmente esse tema. De minha parte, já preparei o terno e a gravata”, afirmou.

Por fim, Carvalho citou ainda o erro de Márcio Resende de Freitas no duelo contra o Corinthians, classificando-o como um “equívoco normal de arbitragem”, mas que também marcou aquele campeonato.

Com a fala, o ex-presidente reforça o movimento dentro do Inter para buscar reconhecimento de que o título de 2005 foi decidido em meio a irregularidades.

Saiba mais sobre o veículo