Trivela
·02 de maio de 2022
In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·02 de maio de 2022
O Borussia Dortmund possui um sério problema defensivo que não consegue ser resolvido com mudanças de treinadores e retorno de ídolos. Esta claro como o fortalecimento do BVB passa por uma transformação de sua retaguarda. Um passo importante tinha sido dado há algumas semanas, com o anúncio de Niklas Süle para a próxima temporada. Já nesta segunda-feira, outra ótima notícia acabou confirmada pelos aurinegros: Nico Schlotterbeck desembarcará no Signal Iduna Park em 2022/23. O beque do Freiburg frequenta a seleção principal da Alemanha e é um dos melhores jogadores do país nessa temporada. Possui muito potencial e talvez seja a peça central para superar os problemas do Dortmund.
Aos 22 anos, Schlotterbeck era um dos jogadores mais cobiçados da Bundesliga. O zagueiro chegou a receber propostas de outros clubes, inclusive do Bayern de Munique, que ofereceu um salário maior. Porém, como estava apalavrado com o Borussia Dortmund, não mudou de ideia. O defensor vem por €20 milhões, em contrato firmado até junho de 2027. O fato de ter vínculo com o Freiburg apenas até janeiro de 2023 ajudou a reduzir os custos da transação. Pelo potencial de crescimento, é um negócio que tende a dar bastante certo pelos aurinegros e, por isso mesmo, foi bastante comemorado.
Diretor esportivo a partir da próxima temporada, o ídolo Sebastian Kehl exaltou a compra: “A trajetória de Nico lembra a minha, porque eu também vim do Freiburg como um jogador jovem da seleção. Espero que o Dortmund seja bom para ele assim como foi para mim. Nico não escolheu a melhor oferta do ponto de vista econômico, entre os muitos clubes interessados, mas deliberadamente optou por continuar se desenvolvendo em termos esportivos no Dortmund”.
Já Schlotterbeck afirmou: “Em consulta a todas as partes envolvidas, decidi anunciar minha transferência para o Borussia Dortmund. Queria deixar isso claro para o Freiburg, para o Dortmund e para mim. É importante fazer isso e poder me concentrar totalmente nos últimos três jogos com o Freiburg na reta final da temporada”. O time encara Union Berlim e Bayer Leverkusen nas duas últimas rodadas da Bundesliga, antes de pegar o RB Leipzig na final da Copa da Alemanha.
Schlotterbeck passou por diferentes clubes nas categorias de base, até trocar o Karlsruher pelo Freiburg em 2017. O zagueiro concluiu sua formação na Floresta Negra e começou a ganhar as primeiras chances com Christian Streich em 2018/19. Entretanto, o momento de afirmação do beque aconteceu quando ele estava emprestado ao Union Berlim em 2020/21. O garoto viveu uma excelente temporada na capital e auxiliou o time na classificação para a Conference League. Assim, retornou cheio de moral para o Estádio Europa Park e se firmou como um nome intocável nas escalações de sua equipe.
O momento de Schlotterbeck na Bundesliga é tão bom que, segundo a tradicional pontuação da revista Kicker, ele é o segundo melhor jogador deste campeonato de 2021/22 – atrás apenas de Robert Lewandowski. O jovem se firmou como um ponto de segurança na zaga do Freiburg, assim como auxilia com frequência em suas subidas ao ataque, já com quatro gols anotados. Se o time de Christian Streich sonha com a classificação à Champions e chegou à final da Copa da Alemanha, boa parte desse sucesso corresponde ao impacto do camisa 4. Assim, natural que outros times de mais peso viessem buscá-lo.
Já pela seleção, Schlotterbeck faz parte das equipes nacionais da Alemanha desde o sub-18. Em 2021, ele seria um dos melhores jogadores do time que conquistou o Campeonato Europeu Sub-21. Já nos últimos meses, acabou pinçado por Hansi Flick para o elenco principal. Seria reserva na reta final das Eliminatórias, presente desde a primeira convocação do novo treinador. Já na Data Fifa de março, o zagueiro foi titular nos amistosos contra Israel e Holanda. Mesmo que fossem escalações bastante modificadas, a presença do jovem no Mundial de 2022 parece certa neste momento – e com bola para ganhar a posição.
Esse próximo passo dependerá de como Schlotterbeck lidará com seus primeiros meses em Dortmund. Está claro que o zagueiro possui qualidade para jogar em alto nível. A questão é que, individualmente, uma só peça não consegue ser a solução dos aurinegros. Marco Rose viveu um primeiro ano decepcionante no Signal Iduna Park e precisará rever conceitos se quiser realmente dar um salto competitivo à frente do BVB. Dos reforços possíveis, garantir estabilidade atrás com o melhor zagueiro da Bundesliga na atualidade parece um bom passo – mesmo que só isso não baste.