Papo na Colina
·21 de outubro de 2025
O ‘efeito’ Cuesta-Renan: Vasco muda a zaga e alcança marca defensiva impressionante

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·21 de outubro de 2025
A arrancada do Vasco no Campeonato Brasileiro tem uma explicação clara: a consolidação do sistema defensivo. Com a dupla de zaga formada por Carlos Cuesta e Robert Renan atuando junta, a equipe alcançou uma marca de solidez impressionante, que não era vista há muito tempo em São Januário.
A vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, nesta segunda-feira, marcou o terceiro jogo consecutivo em que o Vasco não foi vazado. Mais do que isso, foi a terceira partida completa em que Cuesta e Robert Renan atuaram juntos como titulares.
A sequência de “clean sheets” com a dupla titular inclui as vitórias sobre Fortaleza (2 a 0), Cruzeiro (2 a 0) e, agora, Fluminense (2 a 0).
Contratados na última janela de transferências, os dois defensores resolveram o que era o principal problema do time de Fernando Diniz. O Vasco, que chegou a ter a 12ª zaga diferente do ano, finalmente encontrou um entrosamento. O “encaixe perfeito” da dupla, que já havia sido elogiada pelo treinador, tem sido o pilar para as vitórias recentes e para a subida na tabela.
A segurança defensiva, que não existia no primeiro semestre, permitiu que o time parasse de sofrer gols e, com o poder de fogo de seu ataque, conseguisse os resultados positivos que o colocaram na briga por uma vaga na Libertadores.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News
Ao vivo