SportsEye
·30 de julho de 2025
O enigma Lautaro Díaz: milhões investidos, minutos de lado

In partnership with
Yahoo sportsSportsEye
·30 de julho de 2025
Lautaro Díaz, contratado pelo Cruzeiro por R$ 16 milhões junto ao Independiente del Valle, vive um período de incerteza e pouca participação desde maio — justamente quando a janela de transferências reacende interesses de outros clubes, segundo apuração do ge (Globo). O argentino não entra em campo em partidas oficiais há dois meses e sua ausência tem chamado atenção, especialmente considerando a soma investida pela Raposa em sua aquisição.
O último compromisso de Lautaro com a camisa celeste ocorreu em 27 de maio, diante do Unión, pela Conmebol Sul-Americana. Na ocasião, o técnico Leonardo Jardim optou por uma equipe alternativa e escalou o atacante como titular. Depois desse jogo, ele participou de um amistoso contra o Defensa y Justicia em Cariacica, mas no duelo seguinte, contra o Banfield, ficou todo o tempo entre os suplentes.
Mesmo sendo relacionado para compromissos frente a Fluminense, Juventude, Corinthians e Ceará, Lautaro permaneceu no banco, sem receber minutos em campo. Sua situação se complicou ainda mais diante da concorrência direta com Marquinhos, Wanderson e Bolasie, que têm sido as escolhas prioritárias de Jardim para o setor ofensivo.
A temporada mostra números discretos: em 16 partidas oficiais, Lautaro balançou as redes apenas duas vezes. No entanto, sua inatividade recente alimentou especulações em meio ao atual mercado de transferências. O Grêmio demonstrou interesse e outros clubes nacionais também fizeram sondagens. Contudo, nenhuma negociação avançou a ponto de se tornar concreta.
Segundo fontes do ge, o Cruzeiro só aceita negociar o atacante em caso de uma proposta que satisfaça tanto o clube quanto o próprio atleta. O baixo aproveitamento atual, porém, contrasta com o cenário da janela, já que Lautaro possui apenas quatro jogos realizados na Série A, o que mantém a viabilidade de transferência para outro time que dispute o Brasileirão sem restrições de regulamento.
O contexto evidencia o momento de rotatividade e busca por ajustes no elenco cruzeirense. Enquanto Lautaro segue à espera de novas oportunidades, o time mineiro prioriza cautela nas tratativas do mercado, sob a gestão de Leonardo Jardim, que parece convencido das alternativas ofensivas já disponíveis.
Photo by Pedro Vilela/Getty Images
Ao vivo