Trivela
·30 de setembro de 2021
In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·30 de setembro de 2021
A façanha do Sheriff Tiraspol no Estádio Santiago Bernabéu valeu não só a vitória, mas também um prêmio individual ao final da rodada da Champions League. O goleiro Giorgos Athanasiadis acabou eleito como o melhor jogador da competição continental nesta segunda jornada da fase de grupos. O grego fez a diferença nos 2 a 1 sobre o Real Madrid, colecionando defesas antes que Sébastien Thill anotasse o gol decisivo aos 44 do segundo tempo. Athanasiadis realizou 11 intervenções ao longo da noite, segundo maior número de defesas num jogo de Champions durante as últimas cinco temporadas.
Athanasiadis é uma figura essencial para a epopeia do Sheriff Tiraspol na Champions. O goleiro acumula boas atuações desde as fases preliminares. Das oito partidas qualificatórias, ele não sofreu gols em seis. O duelo contra o Dinamo Zagreb, em especial, viu o grego fechar o gol para assegurar a inédita vaga na fase de grupos. Além disso, ele também contribuiria no triunfo sobre o Shakhtar Donetsk na primeira rodada, com poucas intervenções, mas um milagre diante de Lassina Traoré para preservar o triunfo. Nada comparado, porém, com o que ocorreu no Bernabéu.
Durante o primeiro tempo, Athanasiadis já tinha sido fundamental para segurar a pressão do Real Madrid. Foram quatro defesas na primeira parte, frustrando principalmente Karim Benzema e Eden Hazard. Na segunda etapa, o grego até sofreu um gol de pênalti, ainda que tenha acertado o canto no chute de Benzema. Depois disso, não passou mais nada. Foram sete intervenções na segunda etapa, demonstrando senso de colocação e muita agilidade. Chegou a parar Luka Modric no mano a mano. Foi o que permitiu a vitória do Sheriff, também competente em seus contragolpes, até que Thill acertasse o seu petardo no apagar das luzes.
Athanasiadis sequer pertence ao Sheriff Tiraspol, emprestado pelo clube nesta temporada. O grego rodou por times como o Panthrakikos e o Asteras Tripolis, até chegar ao AEK Atenas em 2019. Titular dos aurinegros apenas em parte do último Campeonato Grego, acabou perdendo lugar após a contratação de Cican Stankovic, trazido do Red Bull Salzburg. Sem espaço, Athanasiadis recebeu a proposta dos transnístrios e arrumou as malas em julho. Em tão pouco tempo, entra não apenas para a história do clube, mas também protagoniza uma das maiores surpresas da história da Champions.
Curiosamente, até esta temporada, Athanasiadis só tinha disputado três jogos pelas competições europeias. Em 2018/19, caiu ainda nas preliminares da Liga Europa com o Asteras Tripolis, diante do Hibernian. Já em 2020/21, disputou um compromisso do AEK na fase de grupos da Liga Europa, tomando de 3 a 0 do Zorya Luhansk. O Sheriff ofereceu a oportunidade na Champions e o grego é decisivo para elevar as perspectivas da equipe. Aos 28 anos, não surpreenderá se receber uma proposta melhor em breve ou mesmo se acabar convocado à seleção da Grécia, pela qual atuou apenas na base.