Trivela
·30 de abril de 2023
In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·30 de abril de 2023
A alegria na temporada nunca é completa para um clube como o PSV se o final não contempla a conquista da liga. No entanto, os Boeren agora podem ver 2022/23 como um copo meio cheio. Mesmo com mudanças profundas no elenco e a chegada de Ruud van Nistelrooy ao comando técnico, o clube experimentou alguns bons momentos. Segue na briga por uma vaga na Champions através da Eredivisie, alcançou as oitavas de final da Liga Europa. E adiciona uma taça à sua estante, para aumentar o dessabor do rival Ajax nos últimos meses. O PSV conquistou neste domingo a Copa da Holanda, em final realizada no Estádio De Kuip. Depois do empate por 1 a 1 que atravessou a prorrogação, a festa se confirmou com a vitória por 3 a 2 nos pênaltis. É um bicampeonato do clube de Eindhoven, que já tinha batido o time de Amsterdã na final passada.
A decisão entre dois times que buscavam um troféu na temporada, enquanto o rival Feyenoord recebe os principais louros pela Eredivisie encaminhada, começou travada. Não seria um futebol tão vistoso, entre a posse de bola do Ajax e a velocidade maior do PSV nas investidas. Mas, embora os Boeren tenham ameaçado mais, o gol antes do intervalo saiu para os Ajacieden. Steven Bergwijn tentou o passe e Jarrad Branthwaite marcou contra, aos 42. Mais animado, o segundo tempo teve gol anulado do PSV e bola na trave do Ajax. O empate se concretizou aos 22 minutos, num cruzamento de Xavi Simmons que Thorgan Hazard mandou para as redes.
As duas equipes tiveram chances de vitória no fim do tempo normal. Brian Brobbey desperdiçava bons lances pelo Ajax, mas Xavi Simmons também parou diante de Gerónimo Rulli. Apesar da insistência dos Ajacieden no fim, o duelo seguiu para a prorrogação. E nenhuma das equipes prevaleceu nos 30 minutos extras. Sem tantas emoções, a definição do campeão acabou mesmo nos pênaltis.
Dusan Tadic e Thorgan Hazard começaram convertendo as cobranças, antes de um festival de erros. Brian Brobbey (fora), André Ramalho (goleiro), Jurriën Timber (trave) e Ibrahim Sangaré (trave) falharam. Mika Godts e Anwar El Ghazi converteram depois. E só na quinta série de cobranças a parada se resolveu. Joël Drommel pegou o tiro de Edson Álvarez e Fábio Silva fez o PSV campeão.
O PSV totaliza 11 títulos na Copa da Holanda, contra 20 do Ajax e 13 do Feyenoord. A competição serve de prêmio à temporada, mesmo que sobre o objetivo de garantir o vice-campeonato na Eredivisie para confirmar a vaga na próxima Champions League. E naquilo que dá certo ao time de Ruud van Nistelrooy em sua primeira temporada, ninguém pode reclamar do rendimento no clássico contra o Ajax: foram quatro vitórias em quatro jogos, incluindo os dois turnos da liga e também a supercopa nacional. É ver como a derrota irá repercutir em Amsterdã, numa crise esportiva e também diretiva nesta temporada.