Gazeta Esportiva.com
·06 de janeiro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·06 de janeiro de 2025
Criado pelo Congresso no dia 6 de agosto de 2021, por meio da Lei 14.193/2021, o termo Sociedade Anônima do Futebol (SAF), é um tipo específico de empresa, que dispõe de normas de governança, controle e meios de financiamento específicos para a atividade no futebol.
A ‘Lei da SAF’, como ficou conhecida, estimula que os clubes mudem seus formatos de associação civil sem fins lucrativos para empresarial. Abaixo, entenda o que e uma SAF e como funciona esse formato.
Existem diferentes maneiras de abrir uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) atualmente. A primeira delas é que o clube pode ser fundado diretamente com a estrutura de clube-empresa. Além disso, também pode acontecer a conversão de associação civil para SAF.
Entretanto, o formato mais comum atualmente no futebol brasileiro, é quando o clube faz a cisão do seu departamento de futebol e transfere todos os ativos relacionados ao campo e bola para a empresa. Quando constituída, a empresa pode vender parte majoritária, minoritária ou todo seu capital para o novo “dono”.
No futebol brasileiro, os primeiros casos de grandes clubes, que se tornaram SAF, foram com Botafogo, Cruzeiro e Vasco, que foram vendidos para John Textor, Ronaldo Fenômeno e a empresa 777 Partners, respectivamente.
Em território nacional, a compra e venda das SAFs são feitas de forma particular. Isso porque, como os clubes não possuíam outros donos anteriormente, o negócio é feito diretamente com o associativo. Desta forma, os compradores costumam assumir as dívidas dos clubes e fazem promessas de investimentos na SAF.
*Atualmente, o controle do futebol do Vasco foi tirado das mãos da 777 Partners e devolvido ao associativo, já que a empresa estar à beira da falência e enfrenta processos na Justiça. O clube segue em busca de um novo comprador para sua SAF.