MundoBola
·11 de fevereiro de 2026
O que mudou no Flamengo? Defesa deixa de ser ponto forte no início de 2026

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·11 de fevereiro de 2026

O Flamengo vive, neste início de 2026, um cenário que não era comum nas últimas temporadas: sofrer gols com frequência. Vazado em seis dos sete jogos da temporada, o time contrasta com 2025, quando passou mais da metade das partidas sem sofrer gol.
Até aqui, o time foi vazado em seis dos sete jogos disputados na temporada (85%), o que representa grande contraste para 2025. Na última temporada, o Flamengo sofreu gols em 33 dos 73 jogos que fez no ano. Isso significa que passou 56% das partidas sem ser vazado, índice que sustentou o ano marcado por controle de jogo e troféus.
Agora, com apenas uma partida sem sofrer gol em 2026, o cenário inicial aponta para uma queda momentânea nessa consistência. Queda que certamente é reflexo do começo de temporada conturbado. O elenco foi o último a voltar de férias, mudou o planejamento para retornar aos jogos antes do previsto e precisa evoluir a parte física durante os jogos.
Não por acaso, Filipe Luís reforça que o problema não está apenas na linha defensiva, mas no funcionamento coletivo. Após a vitória sobre o Vitória, o treinador destacou que os gols sofridos passam por erros técnicos, transições e dificuldade de controlar o jogo com bola.
"Na fase defensiva, por tomar gols, a gente culpa a defesa, mas eu não consigo separar. Vai conectado junto com o ataque, com o nosso modelo de jogo, com todas as fases do jogo, mas também passa muito pela questão de controlar o jogo com bola. Não estamos conseguindo controlar como gostaríamos", disse.
Ou seja, o Flamengo ainda busca o nível ideal de compactação, pressão e domínio territorial que marca a passagem de Filipe Luís. Justamente o que faz da questão defensiva o ponto que mais precisa evoluir de forma acelerada.
No domingo (15), o Flamengo enfrenta o Botafogo pelas quartas de final do Carioca. Na sequência, na quinta-feira (19), inicia a disputa da Recopa Sul-Americana contra o Lanús.
Em confrontos eliminatórios, sofrer um gol pode ser decisivo para a classificação ou o título. É importante para o Rubro-Negro, portanto, evoluir na parte defensiva durante os treinamentos da semana que antecede o clássico contra o Botafogo.








































