Papo na Colina
·12 de novembro de 2025
O que os números dizem sobre o Vasco jogar na casa do rival?

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·12 de novembro de 2025

O Vasco já tem um acordo encaminhado para chamar o Estádio Nilton Santos de casa. O clube mandará seus jogos no local pelos próximos três anos, enquanto São Januário passa por reforma. A notícia boa é que o polêmico gramado sintético do rival parece não ser um problema para o time.
Um levantamento feito pelo ge e Gato Mestre comparou o desempenho do Gigante da Colina antes e depois da instalação do gramado sintético (março de 2023). Os números mostram uma ligeira melhora no aproveitamento, que subiu de 43% para 48,15%.
Na era “grama natural” (2007 a 2023), o Vasco teve um retrospecto negativo em 63 jogos, com 24 derrotas e 22 vitórias, sofrendo mais gols do que marcando (83 a 75). Já no “sintético”, o histórico de 9 jogos está equilibrado: 4 vitórias, 4 derrotas, 1 empate e saldo zero (14 gols feitos, 14 sofridos).

Foto: Reprodução ge
Apesar da derrota por 3 a 0 para o Botafogo na semana passada, o Vasco teve momentos felizes no Nilton Santos. O clube conquistou a Taça Rio de 2017 no estádio, vencendo o rival por 2 a 0, com gols de Douglas e Luís Fabiano.
Neste ano de 2025, o time jogou quatro vezes no local. O Cruz-Maltino avançou na Copa do Brasil contra Nova Iguaçu (3×0) e nos pênaltis contra o próprio Botafogo. No entanto, perdeu para Flamengo (Carioca) e Botafogo (Brasileirão) no estádio.

Vasco eliminou o Botafogo dentro de casa – Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News









































