Terra de Zizou
·18 de agosto de 2021
In partnership with
Yahoo sportsTerra de Zizou
·18 de agosto de 2021
O sonho europeu do Rennes será iniciado mais uma vez nesta quinta-feira (19), mas agora numa nova competição. A Conference League é a novidade no calendário da UEFA e o clube rubro-negro é o representante francês. Para chegar até a fase de grupos, os bretões precisam passar pelo playoff, em uma eliminatória em ida e volta contra o Rosenborg (NOR). A estreia será em casa, no Roazhon Park, em partida marcada para às 15h.
Mas antes de comentarmos sobre as atrações de franceses e noruegueses para a partida de quinta-feira, nada mais justo do que apresentarmos a UEFA Conference League, afinal de contas, quem passar deste duelo, já vai direto para a fase de grupos. Em vídeo lançado meses atrás, a UEFA destrinchou como está funcionando a competição.
Apresentada a competição, hora de conferir as novidades dos dois times:
A arrancada de temporada do Rennes não tem sido das mais positivas. Em dois jogos, o time dirigido por Bruno Génésio acumulou dois empates por 1 a 1, ocupando a 12ª colocação. Na estreia, os bretões empataram em casa com o Lens, numa partida de poucas emoções e marcada pela falta de pontaria dos rubro-negros. Das 11 finalizações, somente duas foram no alvo. Já na rodada seguinte, contra o Brest, a vitória parecia que viria, já que Guirassy abriu o placar aos 39 minutos do 2º tempo, porém, Le Douaron empatou nos acréscimos. Na rodada seguinte, haverá clássico bretão, diante do Nantes.
Início de temporada do Rennes, de Génésio, não está sendo bom | Foto: Imago/OneFootball
Em meio a isso, o clube vive a incerteza quanto ao futuro da joia Eduardo Camavinga. O meia vem alternando entre titularidade e suplência enquanto seus representantes discutem com o Rennes uma possível negociação. Esse impasse, ao que tudo indica, vem afetando seu rendimento dentro das quatro linhas.
Uma das novidades do time deve ser o meio-campista Baptiste Santamaria. O atleta de 26 anos, que estava no Freiburg (ALE), foi anunciado como novo reforço na última terça-feira (17) em uma negociação que girou em torno dos 14 milhões de euros, com um contrato até 2025. Com rápida integração, ele já estará incluído no elenco que vai para a partida no Roazhon Park.
Se um chega, outro sai. James Léa-Siliki será liberado pelo Rennes e já tem destino definido. O meia negocia com o Alavés (ESP). O que emperra a negociação é a forma que ela será concretizada: os espanhóis querem empréstimo com opção de compra, enquanto os franceses preferem uma venda definitiva. Ele sequer foi convocado para o confronto.
É o exemplo contrário do lateral esquerdo Truffert. Lesionado desde o começo da temporada, o defensor está recuperado e foi convocado por Génésio.
Doku é a esperança do Rennes | Foto: Imago/OneFootball
O grande nome do Rennes é Jérémy Doku, que saiu valorizado da última Eurocopa, com boa participação pela seleção belga. Até aqui, o ponta vem retomando a melhor forma física e ainda não atuou por 90 minutos. Na abertura da temporada, começou entre os reservas e teve participação bastante discreta no empate frente o Lens. Contra o Brest, foi titular, jogou 76 minutos e não foi bem, ficando marcado por um incrível gol perdido na etapa final.
A esperança de Génésio e de toda a torcida do Rennes é de que Doku retome a melhor forma física e volte a ser influente no jogo do time, que até agora tem sido bastante frustrante.
É o objetivo principal, mas deve ser abordado com confiança e, principalmente, sem pressão negativa. Estamos habituados à pressão de todos os fins de semana na Ligue 1, onde uma equipe como a nossa tem de jogar para vencer. Então, estamos acostumados. Mas é verdade que é um pouco especial, são dois jogos. Também é importante para o clube e para os jogadores, porque ter muitos jogos pela frente dá a todos a oportunidade de se apresentaremBruno Génésio, técnico do Rennes
Se há algo que diferencia Rosenborg e Rennes está no andamento da temporada. Enquanto o time francês parte para a sua terceira partida oficial, os noruegueses estão em plena competição. A Eliteserien é anual e começou em 9 de maio. Até aqui, o Rosenborg já disputou 15 partidas do Campeonato Norueguês, além de duas da Copa da Noruega.
Entretanto, cabe dizer que a Eliteserien teve 13 rodadas disputadas até julho e só voltou no último fim de semana. Olhando friamente os números, sem considerar a linha do tempo dos jogos, a fase é boa, já que a equipe dirigida por Age Hareide, de 67 anos, está com quatro vitórias consecutivas. Apesar disso, o início ruim de competição vem pegando firme e a equipe ocupa apenas a 4ª colocação, com 25 pontos, oito atrás do Molde, que lidera a competição. É apenas um reflexo da perda de força do clube nos últimos anos. Maior campeão do país, com 26 taças erguidas, os Troillongan não são vencedores do Noruguês desde 2018 e vem caindo desde então: 3º lugar em 2019 e 4º em 2020.
Para a partida na França, Hareide deve contar com as voltas de Alexander Tettey e Edvard Tagseth. Ambos ganharam minutos de descanso contra o Mjøndalen, no domingo passado (15), pelo Campeonato Norueguês, e retornam ao time titular. A dúvida maior é na ponta esquerda: Stefano Vecchia e Emil Ceide brigam pela posição.
É um adversário difícil. Tivemos PSV Eindhoven no ano passado [pela UEFA Europa League], e agora temos o Rennes. Temos que pensar assim: não é impossível, mas temos que fazer um trabalho de homens na França na quinta-feira. Será a partida mais importanteAge Hareidem técnico do Rosenborg
Ambos devem jogar no 4-3-3 no Roazhon Park
Esta será a primeira vez que Rennes e Rosenborg se enfrentam em partidas oficiais. Entretanto, o clube francês já cruzou com outros clubes noruegueses. Em 2007/08, na antiga UEFA Cup, os rubro-negros empataram por 1 a 1 com o SK Brann, na fase de grupos da competição. Na temporada seguinte, pela mesma competição, mas na 2ª pré-eliminatória, os bretões despacharam o Stabæk. Na ida, na Noruega, derrota por 2 a 1, mas na França, veio uma vitória por 2 a 0.
O Rosenborg, em contrapartida, possui um histórico maior e nada positivo contra os franceses. Foram sete jogos (quatro contra o Lyon e três contra o Saint-Étienne), com três empates e quatro derrotas.
Rennes x RosenborgUEFA Conference League – playoff | Jogo de idaRoazhon Park, RennesQuinta, dia 19, às 15hO Terra de Zizou acompanha a partida em tempo real através do Twitter