Trivela
·14 de abril de 2023
In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·14 de abril de 2023
O Rayo Vallecano teve momentos vistosos na atual temporada de La Liga, mas as últimas semanas eram de preocupação. Os franjirrojos passaram oito rodadas na seca, sem uma vitória sequer, o que colocava em xeque as pretensões de retornar às competições continentais após 23 anos. É verdade que o time havia atuado bem contra o Atlético de Madrid no final de semana, o que ainda não foi suficiente para romper a seca. Já nesta sexta-feira, Vallecas pôde voltar a comemorar, e com um resultado ótimo num confronto direto. Liderado por Isi Palazón, o Rayo derrotou o Osasuna por 2 a 1 e reavivou suas esperanças de pintar ao menos na Conference.
Foi um primeiro tempo dominado pelo Rayo Vallecano, mas com uma grande chance do Osasuna, até que os gols dos anfitriões realmente saíssem nos minutos finais. O primeiro pintou aos 40, numa jogada de Isi Palazón. O ponta não bateu bem e Óscar Trejo tentou aproveitar a sobra na área, contando com a ajuda de Aridane Hernández no gol contra. Três minutos depois, os franjirrojos ampliaram. Agora sim, com muito mais classe de Isi. O camisa 7 acertou um belíssimo sem-pulo, de primeira, e mandou a bola fora do alcance do goleiro Aitor Fernández.
O Osasuna melhorou sensivelmente no segundo tempo e pressionou pela reação. Também anotou um gol belíssimo, aos 21, com Moi Gómez, que tinha saído do banco. O substituto deu um corte seco na marcação e disparou o chute de fora da área, rumo ao ângulo. Contudo, o goleiro Stole Dimitrievski manteve a segurança no restante do tempo. No fim, também quase coube o terceiro do Rayo, em grande lance de Isi, mas Aitor Fernández barrou o desvio de Ismaïla Ciss.
O Rayo Vallecano abre a rodada na oitava colocação, com 40 pontos. Fica emparelhado ao Athletic Bilbao e a cinco pontos do Betis, na zona de classificação à Conference. Vale lembrar, no entanto, que uma vaga a mais pode sobrar nos torneios continentais ao sétimo colocado, se o Real Madrid conquistar a Copa do Rei. Caberá ao Osasuna tentar se garantir na final do torneio, já que a situação em La Liga se torna mais difícil também por uma sequência instável. Os rojillos caíram para a nona colocação, com 38 pontos.