O Sturm Graz deixou o Salzburg pelo caminho, frustrou o Rapid na final e conquistou a Copa da Áustria | OneFootball

O Sturm Graz deixou o Salzburg pelo caminho, frustrou o Rapid na final e conquistou a Copa da Áustria | OneFootball

Icon: Trivela

Trivela

·01 de maio de 2023

O Sturm Graz deixou o Salzburg pelo caminho, frustrou o Rapid na final e conquistou a Copa da Áustria

Imagem do artigo:O Sturm Graz deixou o Salzburg pelo caminho, frustrou o Rapid na final e conquistou a Copa da Áustria

Não é apenas o Campeonato Austríaco que atravessa uma longa hegemonia do Red Bull Salzburg. A Copa da Áustria também possui seu troféu monopolizado pelos Touros Vermelhos desde a última década. Das 11 edições realizadas de 2012 a 2022, o Salzburg ficou com nove taças e chegou a emendar dois tetracampeonatos. A chance do penta já havia caído por terra em 2022/23, com a eliminação nas quartas de final. E o Sturm Graz, algoz do time da empresa de energéticos nesta caminhada, terminou com a taça. Os alvinegros bateram o Rapid Viena por 2 a 0 na decisão realizada em Klagenfurt. Pode ser só o início da festa em uma temporada na qual também tentam desbancar o Salzburg na liga nacional, em perseguição parelha.

O Sturm Graz possui seis títulos na Copa da Áustria. As três primeiras conquistas aconteceram de 1996 a 1999, época na qual os alvinegros ganharam projeção como uma potência nacional. Repetiram o feito em 2010, até chegarem ao topo novamente em 2018. Já tinha sido um título simbólico aquele, em relação à quebra de domínio do Red Bull Salzburg: foi o único troféu que os Touros Vermelhos não levaram de 2014 a 2022. Então, o Sturm Graz volta a se intrometer na atual temporada.


Vídeos OneFootball


A campanha do Sturm Graz na atual edição seria notável. O time eliminou o Grazer, rival local atualmente na segundona, durante as oitavas. Depois, passou pelo Red Bull Salzburg nos pênaltis durante as quartas. As semifinais tiveram vitória por 1 a 0 sobre o LASK Linz. Isso até que a final em Klagenfurt reservasse o duelo contra o Rapid Viena, segundo maior vencedor da copa, mas sem erguer o troféu desde 1995 – feito que o impulsionou inclusive à final da Recopa Europeia em 1995/96. As arquibancadas receberam 30 mil torcedores, grande parte sedenta por ver uma glória dos alviverdes.

Apesar da pressão do lado de fora, o Sturm Graz provou o melhor momento dentro de campo e criou as melhores oportunidades desde o primeiro tempo. Assim, a vitória por 2 a 0 saiu naturalmente e poderia inclusive ser maior, não fossem as muitas chances desperdiçadas pelos alvinegros. O nome da noite foi Manprit Sarkaria, autor de ambos os gols do Sturm Graz, ambos no segundo tempo. Abriu a contagem numa bela jogada individual e também foi oportunista num bate-rebate para fechar o marcador.

Já no Campeonato Austríaco, o Sturm Graz persegue o líder Red Bull Salzburg de perto. As duas equipes estão separadas por três pontos no hexagonal final da Bundesliga, com o LASK Linz correndo por fora, seis pontos atrás da liderança. Restam mais cinco partidas para cada equipe, com o confronto direto entre Salzburg e Sturm Graz na Red Bull Arena durante a penúltima rodada. O Salzburg, no entanto, ganhou o duelo recente na visita a Graz por 2 a 0. A equipe da Red Bull levou os últimos nove títulos nacionais, com 13 taças nas últimas 17 edições. O Sturm Graz foi um dos poucos a quebrar tal hegemonia, com seu terceiro título na liga em 2011.

Saiba mais sobre o veículo