Papo na Colina
·15 de dezembro de 2025
O verdadeiro motivo que fez o Vasco abrir mão de São Januário na final

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·15 de dezembro de 2025

A confirmação do Maracanã como palco da finalíssima da Copa do Brasil entre Vasco da Gama e Corinthians não foi uma decisão de última hora. Segundo apuração da Itatiaia, o martelo foi batido pela diretoria antes mesmo de o time eliminar o Fluminense na semifinal. E o fator determinante para abrir mão da pressão de São Januário veio de dentro do vestiário: foi um pedido expresso dos próprios jogadores.
Embora o aspecto financeiro tenha seu peso — já que o Maracanã comporta um público muito superior ao de São Januário —, a escolha foi guiada primordialmente pela questão técnica. A maioria dos atletas manifestou o desejo de atuar no “Maior do Mundo” devido à qualidade do gramado, considerado superior e mais favorável ao estilo de jogo da equipe.
O CEO da Vasco SAF, Carlos Amodeo, confirmou que a gestão apenas acatou a vontade do grupo.
“Na verdade é um desejo dos jogadores. Eles querem jogar no Maracanã e por isso trabalhamos para que a partida fosse no estádio e acatamos”, revelou o dirigente.
Com a questão do palco resolvida e alinhada com o elenco, o Vasco foca agora na logística para o primeiro duelo. A decisão começa nesta quarta-feira (17), na Neo Química Arena, em São Paulo.
O jogo de volta, no gramado escolhido pelos cruzmaltinos, acontece no domingo, dia 21 de dezembro, às 18h30, onde o clube espera levantar o troféu diante de mais de 60 mil torcedores.

Corinthians e Vasco farão a final da Copa do Brasil – Foto: Buda Mendes/Getty Images
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.









































