O Wrexham já subiu, mas a quinta divisão inglesa continua oferecendo as sagas de Notts County e Chesterfield | OneFootball

O Wrexham já subiu, mas a quinta divisão inglesa continua oferecendo as sagas de Notts County e Chesterfield | OneFootball

Icon: Trivela

Trivela

·08 de maio de 2023

O Wrexham já subiu, mas a quinta divisão inglesa continua oferecendo as sagas de Notts County e Chesterfield

Imagem do artigo:O Wrexham já subiu, mas a quinta divisão inglesa continua oferecendo as sagas de Notts County e Chesterfield

A quinta divisão do Campeonato Inglês recebe uma atenção excepcional nas últimas temporadas, por toda a saga do Wrexham. O clube comandado por Ryan Reynolds e Rob McElhenney ganhou até documentário sobre sua epopeia à Football League. Cumpriu a missão de maneira exemplar, com uma campanha incrível de 111 pontos em 46 rodadas, que rendeu o acesso e faz jus à própria história do clube de futebol mais antigo de Gales. De qualquer maneira, outras emoções viriam nos playoffs, que dão outra vaga na quarta divisão. E a rodada das semifinais, neste final de semana, teve contornos épicos para as classificações de Notts County e Chesterfield.

O Notts County foi quem mais incomodou o Wrexham pelo título na National League e o consequente acesso direto. O clube profissional mais antigo do mundo, estabelecido em 1862 (um ano antes da criação das regras do jogo), fundou o Campeonato Inglês e inspirou até os uniformes da Juventus. Todavia, o rebaixamento na quarta divisão em 2018/19 significava o fim da estadia de 132 anos na Football League e uma reconstrução penosa na quinta divisão. Desde então, a equipe alcançou os playoffs de acesso nos três anos e sempre sucumbiu, com direito a uma derrota na final em Wembley em 2020.


Vídeos OneFootball


A passagem para mais uma decisão em Wembley seria bastante dura. Neste sábado, o Notts County recebeu o Boreham Wood, em partida única no estádio de Meadow Lane. Quem vencesse avançaria à final. Os visitantes abriram dois gols de vantagem antes do intervalo, com Femi Ilesanmi e Lee Ndlovu, em duas bobeiras defensivas dos alvinegros – que amassavam até então. Aden Baldwin descontou no início da segunda etapa e, depois de um pênalti perdido pelo Notts County, o próprio Baldwin conseguiu arrancar o empate numa cabeçada corajosa aos 52 do segundo tempo, o que forçou a prorrogação. Já no tempo extra, o gol da vitória do Notts County por 3 a 2 e da classificação saiu apenas aos 15 minutos do segundo tempo extra, com Jodi Jones desviando providencialmente uma pancada dentro da área.

Sofrimento parecido teria o Chesterfield, terceiro colocado na quinta divisão e outro acostumado à Football League. O clube que revelou Gordon Banks deixou a quarta divisão em 2018, depois de 97 anos no sistema profissional e com aparições até na segunda divisão. As últimas empreitadas na National League não foram tão boas, mas o time disputa os playoffs de acesso pelo segundo ano consecutivo e, pela primeira vez, alcança a finalíssima em Wembley.

A vitória do Chesterfield também veio na prorrogação, e com placar de 3 a 2. O Bromley abriu o placar em Chesterfield no fim do primeiro tempo, com Adam Marriott, mas Deji Elerewe (contra) e Darren Oldaker proporcionaram a virada aos 35 do segundo tempo. O Bromley estava com um a menos desde a expulsão de Elerewe aos 30 minutos da segunda etapa, mas arrancou um empate agônico aos 54, com Michael Cheek. Porém, na prorrogação, a vantagem numérica auxiliou o Chesterfield. Liam Mandeville foi o herói da classificação, com um gol aos 13 do primeiro tempo extra.

Notts County e Chesterfield farão a decisão da National League no próximo dia 13 de maio, em Wembley. Será uma ocasião massiva, para dois clubes históricos. E que, além de todos os holofotes para o Wrexham, garantirá também outro time de tradição de volta na Football League. Pelo nível de desempenho, com 23 pontos a mais que o Chesterfield na fase de classificação, o Notts County merece mais.

Saiba mais sobre o veículo