Esporte News Mundo
·16 de janeiro de 2026
Olaria participa de seminário de árbitros da Copa do Mundo

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·16 de janeiro de 2026

Acontece no Rio de Janeiro, o primeiro seminário de árbitros Fifa de 2026. A semana, que conta com árbitros credenciados para a Copa do Mundo dos Estados Unidos, Canadá e México, recebeu nomes da Conmebol e Concacaf para um importante período de atividades.
Nestes cinco dias foram realizadas atualizações, trabalhos de campo, revisões do VAR e palestras visando a próxima Copa do Mundo. Assim, o Olaria participou das simulações de jogo com o seu time da categoria sub20. Mais uma vez, o clube se mostrou consciente e participativo das atualizações no futebol.
Desse modo, é importante citar que tem sido recorrente o convite ao Olaria para participação em eventos desta natureza, seja em trabalhos ligados à Fifa, como a CBF e FFerj. Neste período de treinos, nomes da arbitragem brasileira também foram avaliados e participaram das atividades.
“Todos que estão aqui fazendo esse trabalho vão para a Copa do Mundo. É um seminário de árbitros da Conmebol e Concacaf, com árbitros da América do Sul e América do Norte. E a gente conta com o Olaria. Essa parceria é importante trazer os jogadores para cá, para simular a forma de jogo. É o que eles vão enfrentar na Copa do Mundo”, disse Rodrigo Joia funcionário da CBF e ex-árbitro de futebol.
Atualmente, o Brasil tem três árbitros credenciados para a Copa do Mundo de 2026. Desse modo, Raphael Claus, Wilton Pereira e Ramon Abatti Abel comandaram simulações de jogo com o time sub-20 do Olaria em campo. Vale lembrar que o trabalho também contou com assistentes e árbitros de VAR.
“O Olaria com essa parceria, principalmente com a CBF, contribui bastante com o aprendizado e com o desenvolvimento dos árbitros, principalmente com esses que vão para a Copa do Mundo”, encerrou o observador da CBF.
Árbitro do Penta acompanhou o trabalho com o Olaria
Por fim, toda a semana de trabalho vem sendo avaliada de perto pelo presidente do Comitê de Árbitros da FIFA, o italiano Pierlugi Collina. O ex-árbitro ficou famoso no Brasil por ter comandado a final da Copa de 2002, quando o Brasil conquistou o penta vencendo a Alemanha por 2 a 0.
Ao vivo









































