'Olhar com mais carinho': Venê Casagrande comenta campanha do Flamengo na ONU | OneFootball

'Olhar com mais carinho': Venê Casagrande comenta campanha do Flamengo na ONU | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·09 de setembro de 2025

'Olhar com mais carinho': Venê Casagrande comenta campanha do Flamengo na ONU

Imagem do artigo:'Olhar com mais carinho': Venê Casagrande comenta campanha do Flamengo na ONU

Nesta terça-feira, o Flamengo revelou uma campanha sem precedentes no âmbito esportivo e cultural internacional.  O clube pediu à ONU que considere a Nação Rubro-Negra a primeira “Nação simbólico-cultural” do mundo.  O anúncio foi feito durante um pronunciamento marcante de Zico, o maior ídolo da história rubro-negra.

"Venho em nome da Nação Rubro-Negra declarar a intenção oficial do Flamengo em ser reconhecido pela Organização das Nações Unidas como a primeira Nação simbólico-cultural do planeta. A Nação quer ser reconhecida oficialmente como uma Nação. Pleiteamos que a ONU reconheça que existe uma Nação que se forma, não pela geografia, mas pelo sentimento coletivo. Uma Nação que tem sua música, história, heróis, costumes, tradições e um povo espalhado por todo o planeta. Assine a nossa petição que a ONU reconheça".


Vídeos OneFootball


Durante sua participação no programa SBT Rio, o jornalista Venê Casagrande comentou a ação internacional do Flamengo.

“Eu acho super louvável o Flamengo fazer isso, porque, de fato, estamos falando de uma nação em que mais de 40 milhões de pessoas torcem para o Flamengo”. Casagrande continuou enfatizando a relevância de considerar os torcedores brasileiros que estão longe do Maracanã.

“Mas antes de fazer um pedido como esse à ONU, eu acho que o Flamengo poderia olhar com mais carinho para pessoas que torcem para o Flamengo, que estão aqui no futebol brasileiro e que não têm acesso ao próprio clube”.

O jornalista expandiu sua análise, ressaltando a situação dos torcedores fora do Rio de Janeiro.

“Eu acho muito louvável esse pedido à ONU, muito louvável. Mas antes disso, eu acho que o Flamengo poderia olhar com mais carinho para os torcedores off-rio, tratar melhor esses torcedores off-rio, não só aqueles torcedores que fazem parte do programa Sócio Torcedor, apenas para adquirir um ingresso mais barato”. Venê também apoiou uma maior interação do clube com seus ídolos históricos, o que é muito apreciado pelos torcedores em todo o país.

“Mas porque eu gostaria de ter um contato maior até mesmo com o Zico, até mesmo com outros ídolos que eles puderam assistir. Eu, recentemente, tive a oportunidade de receber um vídeo maravilhoso do Seu Dedé, um torcedor que mora lá no interior do Ceará, que assiste aos nossos vídeos, aos nossos programas, que pintou a casa, literalmente, de Flamengo, de rubro negro”. Casagrande também mencionou o desafio que os torcedores distantes enfrentam para realizar o sonho de visitar o Maracanã.

“Mas esse torcedor nunca teve acesso ao Flamengo, nunca assistiu a um jogo do Flamengo aqui no Maracanã, porque a família me disse isso. Então, eu acho muito louvável o Flamengo fazer o pedido à ONU, da nação, porque de fato a gente está falando de uma nação, acho isso bacana demais, eu acho que o Flamengo está certo, nenhum problema em fazer isso, mas poderia olhar com mais carinho também para os torcedores, que são torcedores de fato do Flamengo, que moram aqui no Brasil, que moram em vários interiores aí, mas não conseguem ter acesso. Então, Flamengo, olha com mais carinho para esses torcedores também, não faça só um pedido à ONU, mas também esses torcedores merecem todo o carinho e reconhecimento do clube, da instituição Flamengo”.

Quando será o próximo jogo do Flamengo?

Devido à Data FIFA, o Flamengo terá um período de duas semanas sem partidas.  Dessa forma, a equipe de Filipe Luís retorna ao campo somente no dia 14 de setembro, para jogar contra o Juventude às 16h (horário de Brasília) no Estádio Alfredo Jaconi, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com 47 pontos ganhos, o Flamengo continua na liderança isolada do Campeonato Brasileiro. Atrás aparecem o Cruzeiro e Palmeiras na cola do Mais Querido, com 44 e 43 pontos, respectivamente.

O Flamengo é favorito ao título do Brasileirão com Filipe Luís. Na Superbet, a odd para terminar com título é de 1.45.

Saiba mais sobre o veículo