OneFootball mostra a situação nos principais Estaduais do Brasil | OneFootball

OneFootball mostra a situação nos principais Estaduais do Brasil | OneFootball

Icon: OneFootball

OneFootball

Luiz Signor·25 de março de 2021

OneFootball mostra a situação nos principais Estaduais do Brasil

Imagem do artigo:OneFootball mostra a situação nos principais Estaduais do Brasil

O aumento no número de casos e mortes por conta da pandemia de Covid-19 no Brasil trouxe, como uma das consequências, a paralisação de muitos Estaduais.

O OneFootball mostra como está a situação em cada um dos principais torneios. Confira:


Vídeos OneFootball


Paulista

É o caso mais problemático. O Governo de São Paulo anunciou a paralisação do campeonato no último dia 15 – medida que vai até a próxima terça (30).

A Federação Paulista recorreu ao Ministério Público, que negou a reavaliação da paralisação. No dia seguinte, a entidade criticou duramente a decisão do Governo de SP ao citar, por exemplo, que tal decisão “foge de qualquer conceito médico e científico”.

No dia 18, a possibilidade de acionar a Justiça para tentar uma liminar que autorizasse jogos em São Paulo foi descartada após uma votação entre os clubes. Havia empate em oito a oito, mas a Ferroviária mudou o voto que decidiu pela desistência da ação.

Diante de tal cenário, a FPF começou a buscar alternativas – principalmente envolvendo os times que estão envolvidos com mais de uma competição. E a solução foi tentar levar jogos para outros estados.

Até o momento, só teve êxito em marcar dois jogos em Volta Redonda. O Mirassol 0 x 1 Corinthians, na terça (23), foi válido já pela quinta rodada. Enquanto que o São Bento 1 x 1 Palmeiras era adiado da terceira.

Houve a tentativa de marcar o Ponte Preta x Santos – pela mesma quinta rodada – para Volta Redonda e, depois, São Januário. Mas não houve êxito.


Carioca

Imagem do artigo:OneFootball mostra a situação nos principais Estaduais do Brasil

Não havia previsão de problemas até o decreto que entrou em vigor na última terça (23), que proibia partidas na cidade do Rio de Janeiro – como um das alternativas para conter o avanço da Covid-19.

A medida fez com que a Ferj mudasse o local dos times da cidade – Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Madureira e Bangu.

Los Lários (Xerém), Giulite Coutinho (Mesquita) e Laranjão (Nova Iguaçu) passaram a ganhar jogos.

E o Estádio do Trabalhador (Resende) e Elcyr Resende, em Bacaxá, ganharam mais partidas. E há, naturalmente, o Raulino de Oliveira, casa do Vola Redonda – que passou até a receber jogos do Paulistão.

A federação ainda determinará as novas datas e horários dos jogos das rodadas de número sete e oito, já que a proibição de jogos na capital começa nesta sexta (26) e vai até o próximo dia 4.


Mineiro

O Campeonato Mineiro está oficialmente paralisado desde a última segunda (22). No dia 18, o Governador Romeu Zema (Novo) decretou, no a entradas de todas as regiões de Minas Gerais na Onda Roxa, o mais alto nível de restrições para conter a disseminação da Covid-19.

E na última quarta (24), a Federação Mineira de Futebol (FMF) anunciou a nova tabela da competição, que será retomada em 1º de abril.

Os jogos serão disputados no período da manhã ou começarão no máximo até 17h30. Um toque de recolher impedirá que aconteçam eventos após as 19h30.


Paranaense

O Campeonato Paranaense já teve idas e vindas desde o dia 1º de março, quando houve a primeira paralisação.

Londrina e Maringá já tinham feito o processo de aquecimento no Estádio do Café quando houve a proibição para que o jogo acontecesse por parte da prefeitura local.

Somente Cianorte 1 x 0 Athletico e Operário 1 x 1 Azuriz se enfrentaram nas rodadas originais pela primeira rodada.

Poucas cidades estão recebendo partidas (casos de Cascavel, Maringá e Londrina), o que tem feito a FPF antecipar alguns duelos.

Metade dos jogos da segunda rodada já aconteceram, mas somente dois na terceira e três da quarta – o próximo será o Maringá x Rio Branco no domingo (28).

A tabela, como consequência,  está “desigual”, pois Coritiba e Athletico só entraram em campo uma vez, por exemplo.

O FC Cascavel lidera com nove pontos e 100% de aproveitamento.


Catarinense

O Campeonato Catarinense foi oficialmente paralisado no dia 4 – a confirmação veio no dia 3, quando três jogos aconteceram.

O período sem jogos seria de 15 dias, mas a bola voltou a rolar no dia 13 para Metropolitano 0 x 1 Joinville.

A sexta rodada terá início no próximo sábado (27). Quem lidera é a Chapecoense, com 12 pontos em cinco jogos.


Cearense

Foi paralisado apenas uma única rodada, que foi disputada no dia 10, após decisão do Governo local.

A tendência é que seja retomado após este fim de semana.

Os jogos de Ceará e Fortaleza pela Copa do Nordeste, no entanto, seguem acontecendo no estado.

E o Guarany de Sobral entrou em campo no dia 17 pela Copa do Brasil.


Gaúcho

Bola rolando sem intervenções no Gauchão.

A única “novidade” foram os jogos do Grêmio adiados por conta da presença do time na segunda fase da Libertadores.


Baiano

Outro Estadual que não foi paralisado. A sexta rodada será completada na próxima quarta (31), com Bahia de Feira x Vitória.

Aconteceram mudanças pontuais com relação ao horários dos jogos.


Goiano

Paralisado desde o dia 17 – dois dias após o último jogo pela quarta rodada.

Será retomado na próxima quarta (31), com Goiás x Jaraguá.

O Atlético-GO lidera o Grupo A com 100%. O B tem a Aparecidense na frente, com oito.


Pernambucano

O Governo de Pernambuco decretou estado de calamidade pública em todos os municípios do estado até setembro, mas a bola segue rolando.

Foram três rodadas até o momento. O Náutico, líder com nove pontos, ficou sem entrar em campo pela competição do dia 8 até o dia 20 – algo que já estava programado.


Foto de destaque: Imago