Futebol Latino
·12 de julho de 2021
In partnership with
Yahoo sportsFutebol Latino
·12 de julho de 2021
Quem são os jogadores do Corinthians mais lembrados de todos os tempos? Bem, convenhamos que esta resposta é bastante subjetiva e cada torcedor vai ter uma lista própria. É por isso que tentamos separar aqui uma lista bem grande de alguns dos grandes nomes que apareceram ao longo da centenária história do Timão!
Leia mais: Título da Copa América coloca Messi no topo de ranking; confira Ex-Vasco, Fredy Guarín surpreende e deixa o Millonarios
Caso você lembre de algum outro nome que não incluímos aqui ou ache que um desses craques não é tão craque assim para merecer estar na lista, conta pra gente, queremos saber! E, antes de mais nada, não é como se eu estivesse dizendo para os mestres e doutores acessarem comprartcc.com.br, na verdade estou apenas dando a minha visão aqui.
Bora lá, para os maiores craques que já passaram pelo Coringão ao longo da história. Começando por alguns bons goleiros!
Ronaldo (década de 90)
Esse é conhecido da torcida corintiana! Pode não ter sido um dos mais técnicos dos goleiros, mas fez muita história, conquistando vários títulos e disputando mais de 600 jogos pelo Timão. Atualmente, aparece na TV atuando como comentarista em programas de mesa redonda do Grupo Bandeirantes.
Gilmar (década de 60)
Gilmar foi um goleiro e tanto, com três finais e dois títulos de Copa do Mundo no currículo. Foram mais de 100 partidas pelo Corinthians.
Cássio
Com tantas glórias em sua história no Timão e sendo hoje para muitos um grande símbolo da garra e da raça corintiana, Cássio não poderia ficar de fora. Ajudou o Corinthians a conquistar o Mundial de 2012 e ganhou a bola de ouro nesse mesmo torneio além de também ser um goleiro com convocações para a Seleção Brasileira.
E zagueiros, quem são os mais importantes da história? Uma dica: a maioria deles fazia parte dos times de maior torcida do mundo.
Gamarra (década de 90/2000)
O paraguaio quase brasileiro Carlos Gamarra não poderia ficar de fora dessa lista. Não é porque o jogador não é brasileiro que não daríamos essa moral para ele. Um dado interessante sobre o Gamarra, mas que não tem a ver diretamente com o Corinthians: ele é o futebolista com o maior número de partidas oficiais do futebol paraguaio.
Domingos da Guia (década de 40)
Pai do também famoso e saudoso Ademir da Guia, Domingos da Guia era um dos maiores zagueiros do país na década de 40, sendo um dos primeiros grandes zagueiros do futebol que, na época, carecia de defensores técnicos e dedicados. Não jogou tantas partidas assim, mas sua breve passagem pelo Corinthians é digna de nota.
Agora, para complementar a parte de trás do gramado, trazemos os nomes de alguns laterais importantes que atuaram com a camisa do Alvinegro.
Wladimir (década de 70-80)
Com 803 partidas, é simplesmente o jogador que atuou em mais partidas pelo Corinthians, vencendo quatro vezes o Campeonato Paulista pela equipe. Também atuou por várias outras equipes do futebol nacional, mas, no Corinthians teve duas passagens, uma no começo da carreira e outra depois, já mais maduro e com um futebol (ainda) mais técnico.
Oreco (década de 50)
Esse também marcou época! Quem conhece de futebol, sabe que Oreco chegou inclusive a participar do título do Brasil na Copa do Mundo de 1958 sendo o reserva do também craque Nilton Santos. Oreco teve ainda uma breve passagem pela liga de futebol estadunidense (bem antes do surgimento da MLS) ao final de sua carreira.
Bora avançando e, agora, para o meio de campo! Volantes e meio-campistas avançados, nesta ordem. Se liga só e também dá uma olhada depois no nodepositz.com:
Paulinho (década de 2010)
Chegando ao clube em 2010 e conquistando títulos de muita relevância como Libertadores e Mundial de Clubes, em 2013, bastante jovem, foi eleito o melhor jogador da Seleção Brasileira na vitória do título da Copa das Confederações daquele ano. Paulinho, porém, dedicou quase todo o resto de sua carreira depois de consagrado no futebol estrangeiro, jogando na Inglaterra, Espanha e na China.
Biro-Biro (década de 70-80)
Esse aí, se você não conhece pelo futebol, conhece pelo cabelo ou pelo arroz! Inclusive, fica a curiosidade: você sabia que o arroz biro-biro tem esse nome justamente por se parecer (mesmo que vagamente) ao seu cabelo? Mas voltando ao futebol, foi um jogador excepcional para o Corinthians, sendo o quinto colocado em número de apresentações com 592 jogos.
Sócrates (década de 80)
O também conhecido como Doutor Sócrates deve ser um dos mais, senão o mais icônico jogador que já passou pelo Timão em toda a sua história. Isso acontece, principalmente, por seu envolvimento com a história do clube além do campo, impondo-se até mesmo no cenário político nacional com suas opiniões e posicionamentos. Infelizmente, adoeceu e veio a falecer em 2011 muito precocemente aos 57 anos de idade.
Rivelino (década de 70)
Esse aqui dispensa comentários, né? Jogador dos melhores do mundo e parte das melhores seleções brasileiras que já tivemos. Infelizmente, no Corinthians, pegou uma má fase do clube e não teve muitos logros.
Agora, finalmente, os grandes atacantes da história do Corinthians. Confira e veja se você concorda com a gente!
Marcelinho Carioca (década de 90)
Como não começar pelo Pé de Anjo do Marcelinho Carioca, o cara que fazia com que as cobranças de falta a curta distância parecessem fáceis. Ele conseguia um aproveitamento de quase 100% em faltas mais curtas, com mais de 500 gols em toda a sua carreira, sendo 206 deles marcados com a camisa do Corinthians.
Neto (década de 90)
Ah, o Craque Neto! Esse aí é outro que não precisa nem comentar, já que hoje acaba sendo tão ou mais famoso do que na época em que atuava como jogador. Neto é um dos comentaristas mais amados e emblemáticos e polêmicos da TV brasileira e já era assim na época de jogador. Foi um dos jogadores mais internacionalizados do país até hoje, jogando em mais de 20 clubes fora do Brasil.
Seu time do coração? Corinthians (e Guarani), claro! Isso ele não esconde de ninguém.
Vampeta (década de 90-2000)
Esse aí também todos lembramos, seja pelos gols que fazia ou pela cambalhota que deu na rampa do Palácio do Planalto após a conquista da Copa do Mundo de 2022. Vampeta era uma figura, mas um grande craque acima de tudo!
Walter Casagrande (década de 80)
Não poderíamos deixar de fechar a lista com ele, o grande Casão! Foi um dos grandes atacantes que já jogou pelo Timão e é, até hoje, uma das grandes lendas vivas do clube, trabalhando como comentarista na maior emissora de TV do Brasil e sendo querido não só pelos corintianos, mas por todo amante de futebol e várias pessoas que nem gostam tanto assim de futebol hoje em dia, apenas pelo seu carisma e pela relevância das coisas que diz.