90min
·08 de dezembro de 2025
Os principais destaques e as grandes decepções do Brasileirão 2025

In partnership with
Yahoo sports90min
·08 de dezembro de 2025

Fecha a conta e passa a régua! Neste domingo, 7 de dezembro, acompanhamos as emoções derradeiras do Campeonato Brasileiro 2025, torneio que testa a resiliência, a força mental e a profundidade dos elencos que o disputam. Oficialmente finalizado, chegou a hora do 90min dar os seus tradicionais "pitacos", apontando os clubes e personagens que mais destacaram – e aqueles que, na contramão, deixaram muito a desejar na temporada e frustraram suas respectivas torcidas.

Flamengo conquistou o Brasileirão na 37ª rodada / Buda Mendes/GettyImages
Equipe que menos oscilou, que menos foi derrotada, que mais marcou gols e que menos sofreu... O Flamengo foi o campeão incontestável da Série A de 2025, atingindo o objetivo que havia traçado antes da temporada iniciar. Voltar a vencer o campeonato de pontos corridos foi colocado como meta prioritária pela atual gestão, e o Rubro-Negro o fez.

Mirassol foi o único time a não perder em casa na Série A / Sports Press Photo/GettyImages
Dono de um dos menores orçamentos da elite do futebol brasileiro e apontado por muitos como forte candidato ao rebaixamento antes da Série A começar, o Mirassol não apenas permaneceu na Primeirona, como ainda garantiu vaga direta à Libertadores 2026, terminando entre os primeiros quatro colocados. Foi a grande surpresa da edição, liderada pelo jovem Rafael Guanaes, o melhor treinador do torneio.

Zubeldía elevou o Fluminense de patamar / Wagner Meier/GettyImages
Com Renato Gaúcho, o Fluminense era uma equipe sem brilho, de atuações medianas e mornas no Brasileirão. Mas a partir da chegada de Zubeldía ao time carioca, uma "chama" reacendeu nas Laranjeiras e o Tricolor passou a ser uma das equipes mais difíceis de serem batidas na Série A. Ninguém somou mais pontos que o Flu no Brasileirão desde a chegada do técnico argentino ao clube.

Jair Ventura conseguiu evitar rebaixamento do Leão da Barra / Wagner Meier/GettyImages
Contratado em 24 de setembro, Jair Ventura chegou ao Vitória com a missão de evitar o rebaixamento da equipe baiana, que à época ocupava a 17ª colocação com apenas 22 pontos em 24 rodadas. Sob seu comando, o Leão da Barra somou 23 pontos em apenas 14 rodadas, conseguindo assegurar a permanência na elite nacional. Grande trabalho.

Ceará e Fortaleza vão jogar a Série B de 2026 / Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC
Teremos Clássico-Rei na Série B de 2026... Donos de torcidas apaixonadas que fizeram bonito durante toda a temporada, Ceará e Fortaleza ficaram muito aquém de suas arquibancadas em performances e acabaram sendo rebaixados na 38ª rodada. O Vozão, que passou o Brasileirão inteiro fora da Z-4, adentrou o grupo dos quatro últimos justamente na rodada final.

Inter escapou "a duras penas" de um rebaixamento que seria vexatório / Pedro H. Tesch/GettyImages
Mais sorte do que juízo: o Internacional chegou à 38ª rodada com apenas 41 pontos conquistados e dependendo de uma combinação mirabolante de resultados para escapar do segundo rebaixamento de sua história. A tal combinação acabou acontecendo, mas isso não ameniza em nada os erros e problemas da temporada do Colorado. O clube gaúcho tem MUITO a mudar pensando em 2026.

Nível da arbitragem esteve muito ruim em 2025 / Mauro Horita/GettyImages
Por fim, temos uma das decepções recorrentes quando o assunto é futebol brasileiro: arbitragem. Novamente, os profissionais do apito deixaram muito a desejar no torneio mais importante do nosso calendário, com critérios confusos, postura arrogante no trato com atletas e uma série de erros na aplicação das regras do esporte que fazem qualquer torcedor enlouquecer.
feed









































