Osimhen decide, Nigéria goleia o Gabão e avança nos playoffs da repescagem da África | OneFootball

Osimhen decide, Nigéria goleia o Gabão e avança nos playoffs da repescagem da África | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·13 de novembro de 2025

Osimhen decide, Nigéria goleia o Gabão e avança nos playoffs da repescagem da África

Imagem do artigo:Osimhen decide, Nigéria goleia o Gabão e avança nos playoffs da repescagem da África

Com polêmica do VAR e vaga decidida na prorrogação, a Nigéria goleou o Gabão por 4 a 1 e avançou nos playoffs da repescagem da África para a Copa do Mundo 2026. Ainda no tempo normal, os donos da casa abriram o placar com Akor Adams, enquanto Mario Lemina deixou tudo igual. Na prorrogação, Osimhen decidiu com dois tentos e Chidera Ejuke aumentou a vantagem dos nigerianos.

Na etapa final do tempo normal, o árbitro foi o VAR analisar um puxão de camisa na área para o Gabão, mas não viu irregularidade no lance. Dessa forma, a Nigéria aguarda o vencedor do confronto de Camarões e República do Congo para conhecer seu próximo adversário. A decisão da repescagem continental da África está marcada para o próximo domingo (16), às 16h (de Brasília), no estádio Moulay Hassan, no Marrocos. 


Vídeos OneFootball


Falta de pontaria e imprecisão ofensiva

Nos primeiro quarenta e cinco minutos, os donos da casa foram mais perigosos, apesar do zero ter persistido no placar. Bright Osayi-Samuel arriscou da entrada da área, mas pegou muito embaixo na bola e mandou por cima do travessão. Osimhen, por sua vez, acertou uma cabeçada muito perigosa, entretanto mandou à esquerda da meta do Gabão, que tentava entrar no jogo e igualar as ações.

Aubameyang foi o jogador mais perigoso dos visitantes, com boas arrancadas, porém faltou ao setor ofensivo precisão nas conclusões a gol. Do lado dos nigerianos, Osimhen teve três boas chegadas por cima, mas pecou na pontaria e falta de tranquilidade para balançar a rede.

Polêmica no ar e emoção até o fim

Na volta do intervalo, os visitantes foram para cima e um lance gerou muita polêmica. O árbitro teve que consultar o VAR depois de um puxão de camisa na área e não assinalou um possível pênalti a favor dos gaboneses.

Depois desta jogada, a partida ficou mais amarrada, sem grandes oportunidades concretas, até que a defesa do Gabão cometeu uma lambança. Akor Adams aproveitou para tirar o goleiro da jogada e estufar a rede, sem qualquer dificuldade.

Os nigerianos passaram a segurar o resultado para avançar nos playoffs, mas o Gabão voltou a sonhar. Contudo, Mario Lemina recebeu na esquerda e buscou a finalização, que foi direta para o fundo da rede após desvio na defesa. Osimhen teve duas grandes oportunidades na cara do gol, mas não conseguiu sacramentar a classificação no tempo normal.

Nigéria sacramenta vaga na prorrogação

Ainda no primeiro tempo da prorrogação, Chidera Ejuke recebeu um bom passe e bateu no canto direito para ampliar o marcador para os donos da casa. Em seguida, Osimhen desencantou ao acertar o pé e fazer o 3 a 1. Por fim, o atacante voltou a esbanjar oportunismo ao aproveitar o passe dentro da área e estufar a rede na etapa final.

Repescagem do Mundial

Ao todo, seis seleções disputarão a repescagem mundial, em março do ano que vem, com sede única. Ela contará com um representante da América do Sul, um da Ásia, um da África, um da Oceania e dois da América do Norte, Central e Caribe.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook.

Saiba mais sobre o veículo