MundoBola Flamengo
·17 de outubro de 2025
Otávio, ex-Flamengo, é destaque na França e detalha projeto ambicioso do Paris FC

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·17 de outubro de 2025
Um "Cria do Ninho" está brilhando no futebol europeu. O zagueiro Otávio, revelado pelo Flamengo, é a principal aposta do Paris FC, o "novo rico" da França, que retornou à elite do país após quase 50 anos. Em entrevista ao "ge", o defensor falou sobre a responsabilidade de ser a contratação mais cara da história do clube e o pilar de um projeto ambicioso.
Contratado junto ao Porto por 17 milhões de euros fixos (podendo chegar a 20 milhões com bônus), Otávio rapidamente demonstrou seu valor.
"Fui a contratação mais cara deles. Tenho esse peso. Eles ofereceram um projeto que daqui a um ano o clube estará num patamar bem maior do que está agora. Vão chegar outros jogadores para ajudar", declarou o zagueiro ao "ge".
Apesar da pressão, o ex-Flamengo vê a situação de forma positiva.
"Vejo a responsabilidade que me deram. Carrego um peso grande nisso, mas é um peso muito bom. Pela forma como me receberam, me deixaram confortável para fazer meu trabalho da melhor maneira possível, é incrível", destacou.
O desempenho em campo justifica o investimento. Segundo dados do "Sofascore", Otávio é o líder isolado em cortes em toda a Ligue 1, com 46 ações defensivas do tipo nos cinco jogos que disputou, todos como titular.
Seus números iniciais impressionam e o colocam entre os melhores zagueiros brasileiros nas principais ligas da Europa: são 11 desarmes, nove interceptações, 23 duelos ganhos no chão e outros cinco pelo alto, além dos 46 cortes.
O Paris FC, rival e vizinho de rua do Paris Saint-Germain, ocupa atualmente a oitava posição na tabela, com 10 pontos em sete partidas.
O clube, que não disputava a primeira divisão francesa desde 1979, iniciou sua ascensão em 2020 com investimentos do governo do Bahrein. O salto econômico se intensificou no ano passado, com a união entre a Agache Sport (do grupo Arnault, liderado pelo homem mais rico da Europa) e a Red Bull.
Com contrato assinado até junho de 2030, Otávio se mostrou confiante no plano apresentado.
"Acredito no projeto que o clube me ofereceu. Estou muito contente de fazer parte disso. [...] A ideia é construir um CT de clube grande, é algo muito ambicioso", comentou.
O "Garoto do Ninho" também falou sobre os desafios da adaptação, principalmente com o idioma. "Eu não falo francês até agora, entendo algumas coisas. Me sinto um pouco preso ainda, mas venho me adaptando", disse.
Nesse processo, ele destacou a ajuda crucial do experiente goleiro Kevin Trapp, ex-PSG e Seleção Alemã, que fala português.
"Converso mais no dia a dia, e ele tem me ajudado bastante, traduzindo o que falam para mim [...] Fiquei mais ou menos um mês assim [sozinho], até a chegada do Kevin."
Iniciando sua jornada no Flamengo em 2018, na categoria sub-17, Otávio ascendeu pelas categorias de base até ser promovido ao time profissional em 2020. Sua única partida pela equipe principal foi marcante.
Devido a um surto de Covid-19 no elenco, o Flamengo viajou para enfrentar o Palmeiras com um time repleto de jovens. Otávio foi titular na zaga ao lado de Natan (hoje no Betis), e os "Garotos do Ninho" tiveram ótimas atuações, garantindo um empate em 1 a 1.
Após essa única aparição, Otávio retornou ao sub-20 e, posteriormente, foi emprestado ao Sampaio Corrêa. Ao voltar, foi negociado com o Famalicão, de Portugal, onde sua carreira na Europa começou a florescer. O bom desempenho o levou ao Porto, um dos gigantes do país, onde conquistou a Taça de Portugal e a Supertaça.
Depois de três temporadas em Portugal, Otávio foi contratado pelo Paris FC no verão europeu, tornando-se a transferência mais cara da história do clube francês (17 milhões de euros) e o pilar do novo projeto ambicioso da equipe.