oGol.com.br
·23 de agosto de 2025
Outro prodígio: adolescente do Arsenal se torna o segundo mais novo da história da Premier League

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·23 de agosto de 2025
O jovem adolescente Max Dowman fez história neste sábado. Ao entrar em campo na goleada do Arsenal sobre o Leeds United, no Emirates, se tornou o segundo jogador mais jovem da história da Premier League.
Destaque com Arteta ao longo da pré-temporada e promessa das divisões de base dos Gunners, Dowman estreia na elite inglesa com 15 anos, 7 meses e 24 dias. Apenas dois meses atrás do recordista, que por acaso também estava em campo hoje.
Ethan Nwaneri estreou pelo Arsenal no Campeonato Inglês no dia 18 de setembro de 2022, entrando no último minuto da vitória diante do Brentford, também com Arteta como técnico. Tinha 15 anos, 5 meses e 28 dias. Neste sábado, Nwaneri entrou ainda no primeiro tempo. Agora com 18 anos, o jogador já soma 40 jogos, 9 gols e 2 assistências na equipe profissional dos Gunners.
O novo menino prodígio do Arsenal, Dowman, poderia ter quebrado o recorde de Nwaneri temporada passada. Pelo menos era a intenção de Arteta, mas o regulamento da Premier League impede que jogadores que tenham menos de 15 anos no início da liga entrem em campo. Dowman fez 15 anos ao longo do campeonato.
O jovem, que este ano disputou a Eurocopa sub-17 pela Inglaterra, foi destaque na Premier League U18 na temporada passada. Na atual pré-temporada, se destacou na equipe principal e chamou a atenção de Arteta, ganhando, agora, chance em um jogo oficial.
Fecham o top 4 dos mais novos da história da Premier League Jeremy Monga, que estreou em abril pelo Leicester com 15 anos, 8 meses e 28 dias; e Harvey Elliott, hoje no Liverpool, que em maio de 2019 estreou pelo Fulham com 16 anos e 1 mês e foi o mais jovem até 2022.