Oveja lamenta baixas, mas confia na força do elenco do FlaBasquete | OneFootball

Oveja lamenta baixas, mas confia na força do elenco do FlaBasquete | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·16 de outubro de 2025

Oveja lamenta baixas, mas confia na força do elenco do FlaBasquete

Imagem do artigo:Oveja lamenta baixas, mas confia na força do elenco do FlaBasquete

O FlaBasquete está perto de estrear na temporada do NBB. A equipe comandada por Sérgio Oveja Hernández estreia contra o Bauru, no sábado (18). O técnico argentino, inclusive, concedeu entrevista exclusiva ao MundoBola Flamengo.

O Rubro-Negro foi campeão do Torneio Abertura do NBB, que prepara as equipes para a competição oficial. O treinador afirma que o torneio, e os treinos, foram bons para que o time entrasse forte no NBB, destacando os pontos principais que a vitória inicial deixa no elenco.


Vídeos OneFootball


"O Torneio de Abertura foi muito bom, bem competitivo. Deu tempo de ficarmos juntos, treinar, corrigir alguns erros que tivemos no Mundial. Também foi muito bom para começar a trabalhar com a pressão que eles enfrentarão no Flamengo de vencer sempre. A vitória colabora muito com a autoestima da equipe. Quando você ganha, é mais fácil de trabalhar, porque você começa a acreditar que você está no caminho certo. Nossos últimos treinos depois do Torneio foram muito bons, acho que estamos acreditando mais na metodologia, na tática, na estratégia. Foi muito importante", conta.

Oveja, no entanto, lamenta os problemas. Baralle sofreu acidente, e só deve jogar no ano que vem. Peça crucial do time, Ruan Miranda rompeu LCA na Seleção Brasileira e perde a temporada. Mesmo assim, o treinador destaca o elenco que tem.

"Vejo o nosso elenco muito bem. Fico triste com as baixas do Baralle e do Ruan. O Ruan foi um dos nossos melhores jogadores na temporada passada e eu tinha certeza que nessa ele iria ainda melhor. Essa seria a temporada do Ruan. O Baralle era um desejo antigo do clube, tem muito o estilo do Flamengo. Infelizmente as lesões fazem parte do dia a dia do esporte de alto nível. Pelo lado contrário, estamos muito contentes com o Dee Bost, com a chegada do Lucas Doria. Para mim, meus doze jogadores são os melhores do mundo", afirma.

Ele cita Alexey como um dos pilares e destaca o poder do time flamenguista.

"Temos um time muito forte, muito coletivo. O Alexey é muito bom, assim como os outros. Temos de tudo para colocarmos em prática tudo que estamos implementando nos treinos", destaca.

A estreia no NBB e a luta para reconquistar o país

Técnico do FlaBasquete, Oveja comenta ainda a estreia da equipe do NBB, contra o Bauru. Ele destaca as dificuldades do confronto, principalmente com Alex do outro lado.

"Além de ser Bauru ou qualquer outro, queremos colocar em quadra tudo que estamos trabalhando no dia a dia. Se fizermos isso, teremos uma boa oportunidade de vencer. Bauru está esperando alguns jogadores de fora ainda, mas sempre são um time muito perigoso. Tem grandes jogadores. Tenho muita admiração pelo Alex, sei que existe muita rivalidade nesse confronto (Alex x Flamengo). Então temos que ter muito cuidado e jogar com 100% de atenção, assim como pretendemos fazer em todos os jogos", projeta.

Ao responder sobre o período de quatro anos do FlaBasquete sem ser campeão do NBB, Oveja destaca os demais títulos e fala sobre a luta para voltar a conquistar o Brasil.

"O Flamengo é um clube gigante. Nesse tipo de ambiente, e já trabalhei em outros ambientes como esse antes, sei que a mentalidade é vencer, vencer e vencer. Na última temporada esse elenco foi campeão nacional e internacional, mas mesmo assim existe a cobrança de que faltou algo. O foco esse ano, assim como todos os outros num clube desta relevância, é entrar para vencer sempre. Vamos nos preparar para vencer tudo que nos propormos a disputar", explica.

Oveja, então, destaca a dificuldade do NBB.

"O NBB é um campeonato muito forte. Esse ano teremos 20 equipes, acredito que seja um recorde. Então teremos muitos grandes adversários. Hoje o basquete é um esporte que as equipes igualaram muito o nível de enfrentamento. O que eu sei é que estamos nos preparando muito para isso. A mentalidade é que precisamos entrar firmes em todos os jogos, não importa adversário ou época", afirma.

Mundial no passado

Ao ser questionado sobre a Copa Intercontinental, Oveja expõe as dificuldades que fizeram o FlaBasquete ser eliminado antes do que gostaria.

Além disso, Oveja conta que a camisa do Flamengo, por si só, motiva o elenco a buscar voltar ao Mundial, vencendo uma nova BCLA.

"Nós queríamos muito ganhar o Mundial. Como falei, no Flamengo jogamos tudo para ganhar. Tivemos muitos problemas na preparação para o torneio, como as lesões que já falamos. Os torneios de seleção fizeram com que não treinássemos com o elenco completo nenhuma vez antes de fazer a viagem para a Espanha/Singapura. Mas mesmo assim agradeço muito aos jogadores e a direção que fizeram de tudo para que fizéssemos o nosso melhor, apesar das adversidades. Fizemos jogos duríssimos lá, ficamos por uma bola de fazer a final. A motivação, o gás para ser campeão vem de vestir o Manto. E é isso que vamos buscar fazer", conclui.

O Franca é o atual tetracampeão do NBB, enquanto o FlaBasquete venceu, pela última vez, na temporada 2020/21. Agora, esse é um dos grandes desafios do time na temporada 2025/26 que está se iniciando.

Saiba mais sobre o veículo