Central do Timão
·15 de dezembro de 2025
Página especializada na base do Corinthians divulga seleções com destaques do Terrão alvinegro em 2025

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·15 de dezembro de 2025

As categorias de base do Corinthians são acompanhadas de perto pela Fiel Torcida, sempre em busca dos destaques jovens do Terrão que poderão, no futuro, tornar-se referência no time profissional, seguindo o mesmo caminho de atletas como o volante Breno Bidon, atual titular de Dorival Júnior no Alvinegro. E na rotina de acompanhar as equipes, as páginas especializadas assumem um papel fundamental, enriquecendo a cobertura do tema.
Um dos perfis mais reconhecidos nesta tarefa é o Base Corinthiana, criado em 2019 por Thiago Balzary e que, desde então, acumula conteúdos divulgando e analisando os jovens atletas de todas as categorias de base do Alvinegro. Em complemento, o perfil mantém há cinco anos uma premiação no final da temporada, onde elege, com a ajuda dos seguidores no Instagram, os maiores destaques do ano no Terrão.

Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
O prêmio “Seleção da Base 2025” foi divulgado pelo perfil na última sexta-feira (12), dividido em três partes. Uma equipe trouxe apenas atletas das categorias Sub-11 ao Sub-14; outra equipe elencou os destaques das categorias Sub-15 ao Sub-15; e um terceiro selecionado elegeu os destaques entre as comissões técnicas das categorias.
A seleção dos mais jovens foi formada com Giovane Andrade; Léo Toledo, Henrique Dechen, Bagio e Rafael Mazzetti; Kauã Novo, Andrézinho e João Murillo; Enzo Mendes, Higor e Gigante, além de William Sousa Silva como técnico. Já a seleção dos mais experientes foi eleita tinha em sua formação: Gustavo Milani; Nagashima, Maranhão, Lorenzo e Matheus Ferraz; Pedro Thomas, Índio e Guilherme Amorim; Dante, Pedro Morelli e Miguel Moscardo, com Renato Rodrigues no comando.
Por sua vez, os destaques entre os membros das comissões técnicas do Terrão foram selecionados de todas as categorias em conjunto, com cinco nomes sendo eleitos: Renato Melo (técnico do Sub-12), Helton Pereira (supervisor Sub-20), Rodrigo Dezordi (preparador físico Sub-14), Renan Gomes (preparador de goleiros Sub-12) e Marianna Meggiolaro (psicóloga).
A Central do Timão conversou com Thiago Balzary para entender como funciona o processo de elaborar a premiação: “São duas etapas, né? Sempre. Eu peço indicações nos stories, por posição. A cada 24 horas, as pessoas podem indicar nomes de atletas que eles acreditam que foi o maior destaque da posição. Então eu pego os quatro mais votados por posição, levo pra enquete, no feed. Muitas vezes o grande destaque acaba não ganhando, né, porque é uma busca por votos e outro acaba ganhando. Porém, é sempre muito próximo ali.”
Ele explicou que nem sempre o prêmio era composto por duas seleções de jovens talentos. “Essas seleções eu faço todo final de ano, desde 2021. No começo eu fazia uma seleção só, Então tinha jogador do Sub-20, do Sub-11, do Sub-14, tudo misturado. De 2023 pra cá, eu separei, visando ser um pouco mais justo, né? Eu separei do Sub-11 ao Sub-14 e do Sub-15 ao Sub-20. Ficou mais dinâmico e melhor fluído”, opinou.
Balzary afirmou que a indicação e eleição dos destaques é uma tarefa difícil, devido à quantidade de talentos nas equipes e o contexto de cada temporada: “É muito difícil você montar a lista. Tudo muda muito, (o jogador) faz um ano bom, faz outro ano ruim. Às vezes tem dois que foram muito bem por posição. Imagina por exemplo o Léo Rodrigues e o Guilherme Amorim no meio campo. Muito difícil escolher um dos dois, ambos fizeram uma temporada mágica, sabe? É muito complicado mesmo.”
Questionado sobre qual o propósito da premiação, ele respondeu: “Essas seleções têm como objetivo promover uma interação com os atletas, eles perceberem o quanto são bem observados, o quanto as pessoas gostam deles e tudo mais. E também tem essa intenção de dar moral pra turma que trabalha no clube, né? Que são totalmente fundamentais. Uma possibilidade de repercutir um pouco o trabalho deles, dar essa atenção, que é muito importante mesmo.”
Por fim, o administrador do perfil especializado contou como faz o acompanhamento de tantas categorias, revelando alguns dos desafios mais comuns na tarefa: “Em relação ao acompanhamento dos jogos, há uma limitação, né? Primeiramente, de horário, (porque) muitos jogos passam em dia de semana à tarde. Mas, na medida do possível, a gente vai acompanhando. Nesse ano, houve uma ajuda muito boa devido à Corinthians TV transmitir vários jogos, inclusive das categorias menores. Então, foi muito benéfico pra gente que acompanha, para ir observando mais os nomes, os destaques.”
Ele concluiu, complementando o raciocínio. “Também há uma conversa também com pessoas do clube, pessoas de comissão, de captação, que querendo ou não acompanham um pouco de treino, do bastidor. Com isso você consegue ter uma visão um pouquinho mais ampla, melhor do que simplesmente acompanhar o tempo de jogo numa tela”, analisou.
O perfil Base Corinthiana divulga seus conteúdos em diversas redes sociais, como o X (antigo Twitter) e Instagram. Confira abaixo as seleções completas para este ano:



Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50









































