
Gazeta Esportiva.com
·09 de outubro de 2025
Palmeiras aposta em invencibilidade contra rivais do Z4 para vencer vice-lanterna do Brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·09 de outubro de 2025
O Palmeiras tem uma campanha digna de líder na atual edição do Campeonato Brasileiro. O Alviverde assumiu o topo da tabela após uma virada épica sobre o São Paulo por 3 a 2, na última rodada, em pleno Morumbis. A equipe chegou aos 55 pontos e igualou a pontuação do Flamengo, levando a melhor nos critérios de desempate.
Ao se destrinchar a campanha do Palmeiras, é possível analisar dois pontos contrastantes: o ótimo aproveitamento contra adversários que estão na zona de rebaixamento, assim como os números aquém em partidas contra os rivais que figuram no G6 da Série A.
Neste sábado, o Palmeiras encara o Juventude em compromisso atrasado da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 19h (de Brasília), no Allianz Parque. O ótimo aproveitamento contra rivais do Z4 é uma aposta do Verdão para seguir no caminho das vitórias.
Na atual edição da competição, o Alviverde entrou em campo em cinco oportunidades contra três dos quatro times que integram a zona de rebaixamento no momento: Sport, Fortaleza e Vitória. A equipe palmeirense ainda está invicta contra os clubes do Z4.
Nestas cinco partidas, o Palmeiras somou quatro vitórias e um empate, com 86,7% de aproveitamento. A equipe alviverde balançou as redes 13 vezes e sofreu apenas cinco gols. De acordo com dados da plataforma Sofascore, o Verdão tem o segundo melhor aproveitamento contra equipes do Z4, ficando atrás apenas do Flamengo (100%).
O Alviverde venceu o Sport duas vezes (2 a 1 na Ilha do Retiro e 3 a 0 em casa). Também bateu o Fortaleza nos dois turnos (2 a 1 fora de casa e 4 a 1 no Allianz Parque). Por fim, empatou com o Vitória em 2 a 2 no Barradão.
Nesta reta final de Brasileirão, o Palmeiras ainda enfrenta dois rivais do Z4 (enfrenta o Juventude duas vezes e, depois, pega o Vitória) e faz confrontos diretos contra Cruzeiro, Flamengo e Mirassol, integrantes do G6.
Por outro lado, os números do Palmeiras contra o G6 do Campeonato Brasileiro tem deixado a desejar. O Verdão disputou 7 jogos contra os outros cinco primeiros colocados da tabela neste momento: Flamengo, Cruzeiro, Botafogo, Bahia e Mirassol.
Neste recorte, o Palmeiras amargou quatro derrotas, dois empates e somou apenas uma vitória, totalizando um aproveitamento de 23,8%. A equipe alviverde marcou apenas três gols e sofreu sete. Segundo dados do Sofascore, o time tem apenas o 11º melhor aproveitamento contra clubes do G6 nesta temporada.
O Verdão foi derrotado duas vezes pelo Bahia pelo placar de 1 a 0. Também perdeu para Flamengo (2 a 0 em casa) e Cruzeiro (2 a 1 em Belo Horizonte). Já os empates foram contra Mirassol (1 a 1 no Allianz) e Botafogo (0 a 0 em casa no primeiro turno). A única vitória veio contra o Alvinegro carioca, no Nilton Santos, por 1 a 0.
Para efeito de comparação, os outros dois candidatos ao título, Flamengo e Cruzeiro, possuem números superiores aos do Palmeiras contra rivais do G6. O time mineiro soma 83,3% de aproveitamento, enquanto o Rubro-Negro carioca acumula 52,4%.
O Palmeiras assumiu a liderança do Brasileirão no último domingo, depois de vencer o São Paulo, por 3 a 2, na 27ª rodada. O resultado deixou o Verdão com 55 pontos, empatado com o Flamengo, mas com uma vitória a mais que o time carioca.