Nosso Palestra
·04 de outubro de 2025
Palmeiras e São Paulo se enfrentam em campo entre tensão e amizade nos bastidores

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·04 de outubro de 2025
Palmeiras e São Paulo se enfrentam neste domingo (5) com histórico de tensão entre as diretorias nos últimos anos, mas também um novo capítulo de aproximação.
Em 2023, o Palmeiras mandou partidas no estádio rival pelo Campeonato Brasileiro e Libertadores, em razão de eventos programados no Allianz Parque. O cenário não acontecia desde o início dos anos 2000.
O acordo previa reciprocidade. Dessa forma, o São Paulo poderia usar o Allianz Parque em datas em que seu estádio estivesse ocupado por shows. Foi na casa palestrina que o rival foi eliminado pelo Água Santa no Paulistão daquele ano, por exemplo.
Embora pintado como uma solução prática para conflitos de calendário, o acordo não foi isento de críticas: conselheiros do Palmeiras pediram a suspensão da medida, alegando incompatibilidade com a história dos clubes e riscos à segurança.
Na ocasião, as duas equipes assinaram nota conjunta dizendo que ‘não foram constatados danos significativos nas dependências do estádio’ e defendendo que a rivalidade ficasse restrita ao campo.
O clima amistoso permaneceu em 2023. Em março de 2024, após empate entre Palmeiras e São Paulo no Morumbis, o diretor de futebol tricolor Carlos Belmonte foi flagrado chamando Abel Ferreira de “português de merda”, em meio à reclamações e polêmicas com a arbitragem da partida.
Em menos de uma semana, Belmonte emitiu desculpas públicas, admitindo que a frase foi ‘inadequada’. O Palmeiras, por sua vez, repeliu o episódio e declarou que estudava medidas judiciais contra o que classificou como ato xenófobo.
Curiosamente, Palmeiras e São Paulo têm encontrado motivos para se unir nos últimos meses. Ainda que temporariamente, um dos pontos de convergência é a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e as disputas por distribuição de receitas e poder de negociação frente a entidades como CBF e emissoras de televisão. Ambos se opõem ao Flamengo, que conseguiu uma liminar na Justiça do Rio de Janeiro que bloqueou repasses de R$ 77 milhões da Libra oriundos da porcentagem de 30% da renda fixa referente à audiência de TV fechada e aberta, além do pay-per-view.
Além do Verdão, os outros integrantes da liga (São Paulo, Santos, Atlético-MG, Red Bull Bragantino, Grêmio, Bahia, Vitória, Remo, Paysandu, Volta Redonda, ABC, Guarani, Brusque e Sampaio Corrêa) também ficaram sem receber o dinheiro.
São Paulo x Palmeiras – Campeonato Brasileiro – 5/10 (domingo), 16h (de Brasília)
Palmeiras x Juventude – Campeonato Brasileiro – 11/10 (sábado), 19h (de Brasília)
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo