Gazeta Esportiva.com
·22 de novembro de 2025
Palmeiras espera reforços para o time titular, mas vive dilema para substituir Andreas

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·22 de novembro de 2025

O Palmeiras enfrenta um compromisso decisivo para suas pretensões na atual edição do Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira, o Verdão recebe o Fluminense, a partir das 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, pela 35ª rodada do torneio nacional.
O técnico Abel Ferreira pode ter reforços importantes no 11 inicial. O zagueiro Gustavo Gómez, o lateral esquerdo Piquerez e o atacante Vitor Roque devem começar jogando. Os três costumam ser titulares, mas ficaram no banco de reservas contra o Vitória devido ao desgaste da data Fifa.
Vitor Roque, Gustavo Gómez e Piquerez, assim como Ramón Sosa, Emiliano Martínez e Facundo Torres, retornaram recentemente dos compromissos com suas respectivas seleções. Os dois primeiros, junto de Facundo Torres, chegaram a entrar no segundo tempo contra o Vitória. Já os demais não atuaram.
Agora, a expectativa é que Roque, Gómez e Piquerez estejam em melhores condições físicas para retomarem a titularidade diante do Fluminense, neste sábado. Sosa, Emiliano Martínez e Facundo Torres, por sua vez, podem ser importantes no decorrer da partida.
O principal retorno fica por conta da dupla ‘Flaco-Roque’, que brilhou pelo Palmeiras desde que começou a atuar lado a lado. Flaco López e Vitor Roque são as principais esperanças de gols do Palmeiras contra o Fluminense. O ‘Tigrinho’, inclusive, está na briga pela artilharia do Brasileirão – ele tem 16 gols, enquanto o artilheiro Kaio Jorge soma 19 bolas na rede.
Embora o Palmeiras tenha a expectativa de contar com reforços para o time titular, Abel Ferreira também vive um dilema para substituir o meio-campista Andreas Pereira. Ele foi expulso minutos após o fim do empate contra o Vitória, na última quarta-feira, e cumpre suspensão automática.
Abel possui poucas alternativas para substituir Andreas Pereira, que vinha atuando como segundo volante. O treinador pode optar por uma estratégia mais conservadora ou por um plano de jogo mais ofensivo – trazendo peças com mais qualidade no passe, mas que possuem menos características defensivas.
O Palmeiras poderia, por exemplo, ter uma dupla de volantes formada por Aníbal Moreno e Raphael Veiga. O camisa 23 passou a realizar tal função no clássico contra o Santos, no último dia 6 de novembro, e tem sido recorrentemente utilizado na posição. A tendência, inclusive, é que esta seja a formação para o duelo contra o Fluminense.

Andreas Pereira está suspenso para o duelo contra o Fluminense (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Outra alternativa seria Veiga ao lado de Emiliano Martínez, volante de características mais defensivas, assim como Aníbal. Já uma opção de menos exposição defensiva seria a saída do camisa 23 e a entrada do argentino ao lado do uruguaio, reforçando a defesa. Essa estratégia já foi utilizada em alguns jogos, mas desagradou parte da torcida.
Por fim, outras opções para Abel seriam improvisações. O zagueiro Bruno Fuchs poderia atuar como primeiro volante ao lado de outro companheiro de características mais ofensivas, como já foi feito em outras oportunidades. Já o garoto Allan poderia de fato jogar como um segundo volante, com outro jogador defendendo a cabeça de área.
O treinador alviverde precisará decidir se entrará com uma estratégia mais ofensiva ou conservadora para, então, definir a escalação. Fato é que, independente de quem entrar em campo, o Palmeiras precisa dar uma resposta ao seu torcedor após três jogos consecutivos sem vitórias.









































