Palmeiras falha em momentos decisivos no ano e precisa ter resiliência de antes | OneFootball

Palmeiras falha em momentos decisivos no ano e precisa ter resiliência de antes | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Palmeiras Online

Palmeiras Online

·08 de novembro de 2024

Palmeiras falha em momentos decisivos no ano e precisa ter resiliência de antes

Imagem do artigo:Palmeiras falha em momentos decisivos no ano e precisa ter resiliência de antes

Uma das grandes marcas da equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira foi a grande resiliência e persistência em jogos importantes. Durante os quatro anos em que está a frente do Verdão, o Palmeiras foi, com certeza, um dos mais difíceis clubes a serem batidos.

Porém, neste 2024, as coisas têm sido um pouco diferentes. Ainda com a frustração de ter perdido para o grande rival, na última segunda-feira (4 de novembro), o elenco do Palmeiras e o próprio Abel Ferreira tem parecido um pouco mais “acomodados” em jogos decisivos.


Vídeos OneFootball


Mas, afinal, o que seriam esses “jogos decisivos”? Para o torcedor, é todo e qualquer clássico contra os seus rivais do estado: São Paulo, Corinthians e Santos. E, além disso, nos últimos anos, os confrontos contra o Flamengo tem se tornado importantes para a torcida, independente do campeonato disputado.

Dessa forma, vamos buscar na memória o ano do Verdão nesses jogos considerados decisivos, começando na Supercopa do Brasil, que o Palmeiras disputou contra o São Paulo. Desses clubes citados, talvez o rival mais difícil que o Verdão tem enfrentado seja o clube do Morumbi. E, em fevereiro deste ano, fizeram um confronto tenso no Mineirão, que terminou com a vitória do rival, nos pênaltis.

Passado a disputa do primeiro título do ano, o Verdão foi bem no Campeonato Paulista e chegou a marca do terceiro título seguido na competição. Após vencer o Santos na final, perdendo na primeira partida, o time de Abel Ferreira mostrou seu grande poder de reação em um dos poucos jogos na temporada. Porém, o que ficou de ressalva no Paulistão foi o confronto contra o Corinthians, em que a equipe abriu 2×0 e cedeu o empate já nos momentos finais da partida.

Já pela Copa do Brasil, o Palmeiras até que conseguiu avançar pelo Botafogo de São Paulo, quando entrou na competição. Porém, mesmo com o sorteio difícil que colocou o Flamengo pela frente, o Palmeiras fez um péssimo jogo, no Maracanã, e trouxe um placar negativo de 2×0 para o Allianz Parque. Mesmo com o apoio do seu torcedor, a equipe não teve forças suficientes e acabou sendo eliminada nas oitavas de final.

Pela Copa Libertadores, o Palmeiras até que foi bem e conseguiu terminar a fase de grupos como líder. Porém, novamente com azar no sorteio, colocou o Botafogo pela frente, que talvez seja o melhor time do Brasil na atual temporada. No confronto equilibrado, é bem verdade que o Verdão soube disputar as partidas contra a equipe carioca, mas ficou de fora das quartas de final da Libertadores pela desatenção defensiva.

Após as duas quedas nas copas, o técnico Abel Ferreira se viu com tempo de sobra para treinar a equipe, algo que sempre exigiu e nunca havia tido nos anos anteriores. Com uma sequência de cinco vitórias seguidas nos meses de agosto e setembro, o Verdão voltou a disputar novamente o título do Campeonato Brasileiro.

Porém, aí entra a grande crítica da torcida até o momento. Os dois últimos jogos da competição nacional foram de suma importância para as pretensões da equipe no ano. O empate contra o Fortaleza, em casa, após ficar duas vezes à frente do placar e a derrota para o Corinthians, com grandes chances desperdiçadas, ligaram o sinal de alerta para questionarmos se a equipe consegue ter aquela grande resiliência de antes.

Talvez, o grande marco de força do Palmeiras de Abel Ferreira seja o confronto contra o Botafogo, no Campeonato Brasileiro de 2023, em que a equipe conseguiu reverter um 3×0 que sofreu no primeiro tempo. Mas, esse não parece ser mais o Palmeiras de antigamente, que, em 2024, acumula falhas defensivas, desatenções em lances cruciais, erros de grandes jogadores do elenco e ineficiência ofensiva.

Já sendo uma crítica, mas não de uma forma em que tudo esteja errado com o time e com o treinador, é nítido que o Palmeiras irá precisar se renovar para a temporada que vem. Mesmo que vença ainda o título do Campeonato Brasileiro neste ano (estamos matematicamente na disputa não é mesmo?), é certo que precisaremos de renovações e encerramentos de ciclo para o ano que vem.

De toda forma, o palmeirense de verdade irá sempre apoiar e incentivar a sua equipe. Temos que ser gratos ao que passamos? Sim! Porém não podemos esquecer de cobrar e exigir o mínimo que queremos, que é esforço e dedicação desses atletas e comissão técnica que nos fizeram tão felizes nos últimos anos.

Mostrem amor à camisa e lutem até o final. AVANTI PALESTRA!!!

Este navegador não é compatível. Use um navegador diferente ou instale o aplicativo

video-poster
Saiba mais sobre o veículo