Nosso Palestra
·27 de setembro de 2025
Palmeiras repudia atitude do Flamengo após bloqueio de repasses aos clubes da Libra: ‘Postura prepotente e dolosa’

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·27 de setembro de 2025
A disputa política e jurídica dentro da Libra (Liga do Futebol Brasileiro) ganhou um novo capítulo neste sábado (27). O Palmeiras divulgou nota oficial em que manifesta repúdio à conduta da atual gestão do Flamengo, responsável por ingressar com ação judicial e conseguir, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, uma liminar que bloqueia o pagamento de R$ 77 milhões referentes a uma das parcelas do contrato firmado entre a entidade e a TV Globo pelos direitos de pay-per-view do Brasileirão.
O valor seria distribuído entre os clubes que integram a Libra, grupo composto por Palmeiras, Flamengo, Bragantino, São Paulo, Santos, Atlético-MG, Bahia, Grêmio, Vitória, Remo, Paysandu, Volta Redonda, ABC, Guarani, Sampaio Corrêa e Brusque. O contrato em questão, assinado em 2024 com vigência até 2029, prevê a divisão de recursos em quatro parcelas, sendo parte do montante atrelada ao desempenho de audiência das equipes no pay-per-view.
O Flamengo alega ter sido prejudicado pelas regras de distribuição do dinheiro e busca a revisão do acordo. O processo corre em segredo de Justiça. Inicialmente, a liminar havia sido negada em primeira instância, mas o pedido foi acatado em segunda instância pelo TJ-RJ. A medida, entretanto, gerou forte reação dos demais membros da Libra, que já haviam discutido o tema em reuniões ao longo do ano e rejeitado a proposta apresentada pelos rubro-negros em setembro, quando aprovaram novos critérios para a divisão dos recursos.
Em nota, a Libra disse estar surpresa com a postura da diretoria do Flamengo, que desgasta a harmonia do grupo. O clube carioca é atualmente presidido por Luiz Eduardo Baptista, o Bap, opositor de Rodolfo Landim – mandatário que assinou o contrato em 2024. Durante o processo eleitoral no ano passado, Bap já havia criticado os termos do acordo e prometido rever a distribuição de valores.
O Palmeiras, por sua vez, foi além e atacou duramente a postura da gestão rubro-negra, classificando-a como “predatória e torpe”. O clube paulista destacou que, apesar de ser um dos beneficiados pela mudança pleiteada pelo Flamengo, defende o crescimento coletivo do futebol brasileiro. O Verdão ainda relembrou que os dirigentes rubro-negros também se recusaram, no início do ano, a assinar o manifesto da Libra que cobrava medidas contra o racismo nos gramados sul-americanos.
Confira a nota oficial do Palmeiras na íntegra:
Bahia x Palmeiras – Brasileirão – 28/09 (domingo), 16h (de Brasília)
Ao vivo