Nosso Palestra
·20 de abril de 2025
Palmeiras vence Fortaleza no Castelão e assume liderança do Campeonato Brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·20 de abril de 2025
O Palmeiras venceu o Fortaleza por 2 a 1 neste domingo (20) em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. No Castelão, Facundo Torres e Flaco López marcaram para o Verdão, enquanto Deyverson descontou para os donos da casa.
Com esse resultado, a equipe de Abel Ferreira chegou a 13 pontos e assumiu a liderança isolada do Brasileirão, ultrapassando o Flamengo, que empatou com o Vasco e foi a 11 pontos, na segunda posição. O Fluminense é o terceiro, com 10.
O jogo começou sem tanto volume, com muitas disputas no meio-campo. O Palmeiras passou a ter mais presença de jogo após os 15 minutos iniciais, e a superioridade se transformou em chances de gols.
Aos 25, Flaco López lançou para Estêvão, que partiu livre, ainda no campo de defesa, e bateu de cavadinha obrigando grande defesa de João Ricardo. A bola ainda seguiu em direção ao gol, e Kuscevic tirou em cima da linha. O lance, contudo, foi anulado por impedimento, de maneira errada.
O confronto ficou mais animado nos dez minutos finais. Aos 40. Deyverson, aos aproveitou a sobra na área do Palmeiras e finalizou cruzado, com muito perigo. A resposta alviverde veio aos 44, quando Facundo Torres tocou na saída de João Ricardo, e David Luiz tirou em cima da linha.
No último lance do primeiro tempo, o gol que deu a vitória palestrina na etapa inicial. Richard Ríos cobrou falta lateral e Facundo chegou inteiro, na pequena área, para fazer 1 a 0 a favor do Verdão.
O Palmeiras baixou as linhas defensivas no início do segundo-tempo e buscou o contra-ataque. Aos 11 minutos, finalmente a arrancada em velocidade foi letal. Estevão achou belo passe para Flaco López, que venceu a marcação de David Luiz e fez o segundo para o Verdão.
O Verdão parecia tranquilo no jogo, mas um lance mudou a rota do segundo tempo. A Lei do Ex apareceu aos 24 minutos, com Deyverson. O centroavante aproveitou o cruzamento preciso de Allanzinho, cabeceou no canto de Weverton e recolocou o Fortaleza no jogo. Ex–Palestra, o atacante não comemorou!
Como reação, Abel colocou novas peças no jogo. Vitor Roque, Maurício, Naves e Anibal deram maior vitalidade ao time, que viu a partida se transformar em um intenso perde e ganha no meio-campo.
Apesar da pressão do Fortaleza, o Palmeiras resistiu na defesa, sem sofrer chances claras de gol, até um lance aos 46 do segundo tempo. O árbitro foi chamado pela equipe de vídeo para analisar um pênalti a favor do Fortaleza, por toque de mão de Naves em disputa com Deyverson. Lucero cobrou no canto esquerdo, e Weverton voou para fazer a defesa! 2 a 1 placar final e quebra de um incômodo jejum de seis anos sem vencer o Fortaleza no Castelão.
Equipe do Palmeiras comemora gol contra o Fortaleza (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Com a vitória, o Palmeiras chega a 13 pontos conquistados e mantém a invencibilidade no Campeonato Brasileiro, com quatro vitórias e um empate. A equipe volta a campo no torneio nacional próximo domingo (27) contra o Bahia, no Allianz Parque, às 18h30 (de Brasília).
Antes disso, o time de Abel Ferreira tem jogo importante pela Libertadores. A equipe encara o Bolívar, em La Paz, na quinta-feira (24) às 19h (de Brasília), na terceira rodada da competição internacional.
Fortaleza 1-2 PalmeirasLocal: Castelão, em Fortaleza (CE)Data e hora: 20 de abril de 2025, domingo, às 18h30Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (BA) e Celso Luiz da Silva (MG)VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)Renda e público: não informadosCartões amarelos: Allanzinho (FOR); Richard Ríos (PAL)Gols: Facundo Torres (0-1, aos 49/1T); Flaco López (0-2, aos 13/2T); Deyverson (1-2, aos 25/2T)
FORTALEZA: João Ricardo; Kuscevic, David Luiz (Lucero, aos 20’/2T) e Gustavo Mancha; Pikachu (Tinga, aos 20’/2T), Lucas Sasha, Rossetto, Calebe (Lucca Prior, aos 31/2T) e Mancuso (Diogo Barbosa, aos 31’/2T); Allanzinho (Kervin Andrade, aos 35/2T) e Deyverson. Técnico: Vojvoda
PALMEIRAS: Weverton; Giay, Gustavo Gómez,Micael e Piquerez; Emi Martínez, Richard Ríos (Anibal Moreno, aos 35/2T) e Felipe Anderson (Maurício, 25’/2T); Facundo Torres (Allan, aos 31/2T), Estêvão (Naves, aos 25’/2T) e Flaco López (Vitor Roque, aos 25’/2T). Técnico: Abel Ferreira