Nosso Palestra
·01 de novembro de 2025
Palmeiras vive ano de mudanças no lado de direito; Allan ganha força em reta final da temporada

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·01 de novembro de 2025

A escalação de Abel Ferreira na última quinta-feira (30), no jogo de volta da semifinal da Libertadores, diante da LDU, teve algumas surpresas que ajudaram a equipe na histórica virada do Palmeiras. Dentre as caras novas no time titular esteve Allan, que foi destaque pela ponta direita, setor ainda indefinido para o fim da temporada.
Atuando pelo lado direito do ataque, o polivalente jogador deu velocidade e impôs um ritmo com muitos dribles e ousadia, mas também recompôs e ajudou na marcação – afinal, o Verdão entrou sem lateral-direito de origem, com Khellven e Giay no banco de reservas.
Esse é mais um episódio do lado direito do Palmeiras na temporada, que viveu momentos distintos ao longo de 2025. Se no início do ano o setor era considerado uma das certezas da equipe, com Mayke e Marcos Rocha assumindo a lateral e Estêvão como titular absoluto na ponta, o cenário mudou completamente, principalmente após a Copa do Mundo de Clubes.
Na lateral direita, Giay assumiu a vaga na lateral-direita pouco antes do Mundial, e posteriormente perdeu a vaga para Khellven, contratado em agosto. No ataque, a venda da joia alviverde abriu uma lacuna importante e obrigou Abel Ferreira a buscar novas alternativas ofensivas pelo setor.
A dupla Mayke e Rocha perdeu espaço, enquanto Agustín Giay e Khellven passaram a disputar a posição nas últimas rodadas. Paralelamente, diversos jogadores foram testados mais à frente para ocupar a função que era de Estêvão. Facundo Torres atuou em boa parte dos jogos logo após a Copa do Mundo, mas não conseguiu se firmar. Raphael Veiga também chegou a desempenhar esse papel em momentos pontuais, assim como Maurício, que ganhou oportunidades em partidas recentes – na quinta-feira, o camisa 18 atuou mais centralizado, mas caindo para a direita junto com Allan.
Nas últimas semanas, Abel Ferreira começou a utilizar Allan aberto pelo lado direito e o meio-campista, que tradicionalmente atua mais por dentro, passou a despontar como a nova aposta do treinador para a faixa do campo.
Tido como um dos jogadores mais polivalentes do grupo, as características do atleta têm chamado a atenção em 2025. A versatilidade, tanto valorizada por Abel Ferreira, é uma de suas principais virtudes, uma vez que atua como meia-atacante, ponta esquerda e até segundo volante, chegando a assumir mais de uma função desde sua estreia no profissional.
Na Copa do Mundo de Clubes, em julho, Allan esteve em campo em quatro das cinco partidas e inclusive deu assistência para o gol de Paulinho contra o Inter Miami. Ele foi titular dos dois últimos jogos da equipe no torneio – Botafogo e Chelsea – e terminou a competição como um dos destaques.
O vínculo de Allan foi estendido em junho, antes da Copa do Mundo, até 31 de dezembro de 2029. A renovação é a primeira no time principal, mas não é inédita na carreira do jovem. Em dezembro de 2024, o Palmeiras havia acertado a renovação de contrato até o fim de 2027, com uma multa rescisória de 100 milhões de euros para equipes do exterior – cerca de R$ 600 milhões.
Allan está no clube desde 2019 e jogou pelo time Sub-20 nos últimos três anos, com o melhor desempenho em 2024: 17 gols em 43 jogos.









































