Central do Timão
·30 de abril de 2026
Pantaleão explica próximos passos da reforma estatutária após rejeição de texto-base no Corinthians

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·30 de abril de 2026

Por Mirella Ramos / Redação da Central do Timão
O Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians realizou, na noite da última quarta-feira (29), uma reunião para discutir a reforma do Estatuto do clube. No entanto, o encontro foi interrompido após a rejeição do texto-base do anteprojeto, além da análise inicial de parte dos destaques previstos. Diante do cenário, o presidente em exercício do órgão, Leonardo Pantaleão, detalhou como o processo seguirá a partir de agora.
Segundo o dirigente, o principal impasse não esteve relacionado diretamente ao conteúdo da proposta, mas sim ao procedimento adotado para levá-la à Assembleia Geral dos associados.

Foto: Reprodução / Youtube
“Falarei sobre isso no momento oportuno, evidentemente; seguiremos a mesma diretriz. Não houve uma discussão sobre o mérito, mas sim em relação ao fato de a Assembleia ter sido convocada sem a votação interna do Conselho”, afirmou.
Pantaleão explicou que a reapresentação do tema ao Conselho teve como objetivo ajustar questões formais antes da continuidade do processo, destacando que o formato da Assembleia permanece inalterado, mesmo diante das discussões.
“Foi exatamente isso que submeti ao Conselho novamente: a necessidade de eliminar essa pendência antes de partirmos para a votação. Quanto ao formato da Assembleia, permanece exatamente o mesmo que já havia sido convocado e que foi objeto da ação para eliminar a questão judicial”, acrescentou.
Mesmo com a reprovação do texto-base, o Conselho avançou na votação de pontos específicos. Entre eles, o direito de voto dos integrantes do programa Fiel Torcedor, que teve como decisão majoritária a possibilidade de participação já nas eleições de 2026. Ainda assim, o tema gerou debate sobre quais propostas devem ser encaminhadas à Assembleia.
“Para evitar dificuldades de entendimento e ruídos de informação, decidimos que, ao final da votação, esclareceremos exatamente os próximos passos. No meu juízo, parece pouco razoável apresentar algo à Assembleia ignorando o que foi decidido pelo Conselho Deliberativo; o que deve ser encaminhado é justamente o que foi deliberado no Conselho”, pontuou.
Com a continuidade das discussões prevista para os próximos dias, o dirigente ressaltou que o foco agora está na análise dos destaques, já que o texto principal não foi aprovado.
“Surge, porém, uma questão adicional: o texto-base da reforma estatutária já foi reprovado, e agora estamos votando os destaques — como ocorreu com a questão da fila do Fiel Torcedor. Continuaremos as votações na próxima semana para concluir esses pontos”, explicou.
Após a definição desses itens, será necessário um trabalho técnico para adequar as mudanças ao estatuto atual do clube, respeitando exigências legais.
“Uma vez votados, esses destaques precisarão ser inseridos ou adequados ao texto. Por isso, talvez seja necessária uma nova análise pela Comissão de Reforma Estatutária para integrá-los ao estatuto atual, garantindo as devidas adequações às imposições legais às quais o clube, sem dúvida alguma, precisa se ajustar”, disse.
Pantaleão também abordou o processo de construção das decisões dentro do Conselho, reforçando a importância do diálogo e descartando imposições individuais.
“Foi uma sugestão inicial que havia sido dada. Tanto que, quando o Romeu Tuma Jr. levantou essa questão, deixei claro que se tratava de uma ideia surgida no momento. Precisamos parar com essa cultura no Corinthians de que as pessoas são donas da verdade. A partir do momento em que há uma apresentação, não existe imposição”, iniciou.
“Enquanto eu estiver na presidência, não vou impor nada; esse não é o meu perfil. Meu estilo é ouvir os conselheiros, buscar uma situação harmônica e apresentar o que for deliberado pela maioria. Não prevalecerá a vontade isolada de um ou de outro”, completou.
Com o texto-base rejeitado, uma das alternativas discutidas é a incorporação dos pontos aprovados diretamente ao estatuto vigente do clube.
“Precisamos entender o seguinte: a partir do momento em que o Conselho reprovou o novo texto-base, não temos onde inserir os destaques votados. A única alternativa restante é integrá-los ao estatuto vigente”, afirmou.
“Poderíamos ignorar a decisão do Conselho Deliberativo e levar tudo diretamente para a Assembleia Geral, mas, repito, isso não me parece razoável. Diante desse cenário, o que devemos fazer é analisar o que existe hoje, acrescentar os destaques que estão sendo aprovados e, necessariamente, realizar uma adequação à Lei Geral do Esporte, já que o texto atual está totalmente desatualizado”, acrescentou.
O dirigente também comentou sobre a presença de torcedores durante a reunião e ressaltou a importância da participação, desde que de forma respeitosa.
“A participação da torcida é sempre importante. Tanto é que autorizei que representantes de cada uma das organizadas estivessem presentes hoje. O que não pode ocorrer é qualquer tipo de confronto em relação a essas questões. Novamente: divergências podem existir, mas devem ser manifestadas de forma respeitosa. A partir do momento em que o controle é estabelecido, as torcidas continuarão acompanhando as sessões, porém com o compromisso de manter a cordialidade. Isso é fundamental para que consigamos seguir com segurança e fluidez; esse é o ponto principal”, declarou.
Por fim, Pantaleão destacou que, apesar dos entraves, a tramitação do processo seguirá sem grandes alterações no cronograma e reforçou que a decisão do Conselho deve ser respeitada.
“No meu entendimento pessoal, aquilo que foi deliberado pelo Conselho deve ser seguido. A partir do momento em que o Conselho não aprovou aquele texto-base, acredito que ele sequer pode ser levado para a Assembleia. Agora, teremos que discutir os destaques, e a Comissão precisará reorganizar e redimensionar o projeto, inserindo esses pontos aprovados dentro do estatuto que temos hoje — com as reformas, repito, que a legislação atual exige”, finalizou.
A continuidade da votação dos destaques está marcada para a próxima segunda-feira (4). Após essa etapa, o Conselho poderá convocar a Assembleia Geral, responsável pela decisão final sobre as mudanças no Estatuto do Corinthians.







































