Paquetá no Flamengo repercute em Londres e muda percepção sobre o clube | OneFootball

Paquetá no Flamengo repercute em Londres e muda percepção sobre o clube | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola

MundoBola

·29 de janeiro de 2026

Paquetá no Flamengo repercute em Londres e muda percepção sobre o clube

Imagem do artigo:Paquetá no Flamengo repercute em Londres e muda percepção sobre o clube

A contratação de Lucas Paquetá pelo Flamengo, concretizada nesta quarta-feira (28), repercutiu bastante em Londres. Vendido pelo West Ham por 42 milhões de euros (R$ 260,55 milhões), o meia colocou o Rubro-Negro em destaque no noticiário inglês. E o MundoBola Flamengo conversou com Veruska Schulgin, rubro-negra que vive em Londres e membro do Consulado Fla Londres, sobre essas reações.

No ambiente local, a notícia inicialmente foi recebida com desconfiança. A possibilidade de um retorno ao Brasil chegou a ser tratada como especulação passageira, muito associada ao período conturbado vivido pelo jogador durante a investigação por manipulação de apostas.


Vídeos OneFootball


Com o avanço das negociações e, em especial, com a confirmação dos valores envolvidos, o tom mudou. Segundo Veruska, a surpresa deu lugar a um reconhecimento maior do peso financeiro do Flamengo.

“Quando a proposta se concretizou, houve surpresa, principalmente pelo valor e por vir de um clube da América do Sul. A partir daí, muitos começaram a entender as receitas do Flamengo hoje e até chegaram a comparar o clube com times da Premier League”, relata.

Entre torcedores do West Ham, a saída de Paquetá provoca reações divididas. Parte do público se incomodou com o timing da transferência, já que o time briga contra o rebaixamento e o meia era um dos principais jogadores, além da postura de "forçar" o negócio.

“Alguns acharam desrespeitoso. Paquetá havia dito que ficaria, que o West Ham era o lugar dele, e a saída agora soou como abandono de um barco em dificuldade. Mas há também quem entenda o quanto ele ficou frustrado com tudo que viveu desde o início do processo e concorde que voltar para casa seria o melhor caminho”, conta Veruska.

Entre rubro-negros que vivem em Londres, por outro lado, o sentimento é de empolgação. Para Veruska Schulgin, o retorno de Paquetá simboliza um reencontro esperado há anos.

“Para mim, foi a decisão mais acertada que ele poderia tomar. Ele é a cara do Flamengo, vai encaixar como uma luva. Não estava feliz aqui, tanto que recusou propostas de outros clubes. É um reencontro perfeito para ele, para o Flamengo e para nós torcedores”, afirma.

Chegada de Paquetá é recado do Flamengo ao mercado mundial

O impacto do negócio vai além de um reforço de peso ou do valor emocional da contratação. Na Inglaterra, a operação chamou a atenção pela capacidade de investimento do Flamengo em um nível de mercado tradicionalmente dominado por clubes europeus.

“Existe muito desconhecimento sobre o futebol brasileiro, mas isso vem mudando. O Mundial de Clubes ajudou, e negociações como essa fazem alguns ingleses enxergarem o Flamengo não apenas como fornecedor de talentos, mas como um clube capaz de negociar em pé de igualdade”, explica Veruska.

Apesar de ainda existir dúvidas no noticiário inglês, a leitura é de que o Flamengo passou a ocupar um espaço diferente no radar local. “Ainda existe uma visão de que pode ser algo pontual. Os ingleses têm uma certa 'soberba' quando se trata da Premier League, mas ficou claro onde está o dinheiro quando precisam negociar. O Flamengo chamou atenção”, resume.

Paquetá retorna ao clube que o revelou após oito anos na Europa, agora como a contratação mais cara da história do futebol brasileiro.

Saiba mais sobre o veículo