Trivela
·18 de abril de 2023
In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·18 de abril de 2023
Histórico treinador do futebol alemão, Felix Magath retornou à Bundesliga em março de 2022, após dez anos, para tentar salvar o Hertha Berlim do rebaixamento. Conseguiu, por pouco, derrotando o Hamburgo nos playoffs. Na última segunda-feira, o lanterna do Campeonato Alemão fez mais uma tentativa parecida ao trocar Sandro Schwarz por Pál Dárdai, o que, para o veterano, indica que o Hertha não aprendeu nada com a temporada passada e segue com problemas profundos.
Dárdai, responsável por evitar a queda do Hertha em 2015 e 2021, terá duas rodadas a menos que Magath para tentar o resgate. O clube ocupa a última posição, com 22 pontos, a dois dos playoffs e a cinco de sair da zona de rebaixamento, a seis rodadas do fim. Ganhou apenas duas vezes pela Bundesliga desde a Copa do Mundo. “Há um ano, alguns ficaram chateados quando eu disse após o resgate que não sentia nenhum apoio no clube”, disse Magath, em entrevista à Kicker.
“Os problemas estão mais profundos no Hertha. Não sei dizer onde exatamente, estive lá por um curto período de tempo. Eu tinha que me preocupar com os pontos, não com o clube. Para mim, parece que o clube não aprendeu nada e continuou assim depois da salvação de um ano atrás. Com seu passado como jogador e treinador, Pál Dárdai certamente tem um melhor acesso agora. Presumo que terá mais apoio do clube. Ele conhece todo mundo, então seu retorno é uma decisão compreensível”, acrescentou.
Além do seu passado no clube, Dárdai tem a vantagem de ser pai de um dos jogadores, o zagueiro Márton Dárdai. ”Ele está perto do clube e da equipe. Ele tem as melhores informações por meio do seu filho. Nenhum outro treinador obteria informações tão boas. De qualquer forma, a situação não parecia preparada. Restam apenas seis jogos. É uma tarefa difícil. No sábado, enfrentaremos o Werder Bremen, que também não tem estado de bom humor ultimamente. Quando o treinador chega durante a temporada, precisa de uma vitória o mais rápido possível, senão o time não acreditará”, explicou.
O treinador de 69 anos interrompeu o que parecia uma aposentadoria desde que havia trabalhado no Shandong Luneng, em 2017, para ajudar o Hertha Berlim e sugere que Dárdai comece pela defesa. “Não fiz nada além disso ano passado. A estabilidade defensiva é o princípio e o fim de tudo. O ataque é sempre mais difícil de acertar do que a defesa. Lutar, correr, colocar o adversário sob pressão – é mais provável que dê certo. Pál Dárdai tem uma imagem tão precisa do time e certamente informações suficientes para tomar as decisões corretas desde o primeiro jogo”, completou.
Depois de receber o Werder Bremen, o Hertha Berlim enfrentará o Bayern de Munique, na Allianz Arena, e encerra a campanha contra Stuttgart (C), Colônia (F), Bochum (C) e Wolfsburg (F). As duas partidas em casa são contra adversários diretos na luta contra o rebaixamento.