Zerozero
·16 de novembro de 2025
Passaporte para o sonho com chave de ouro

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·16 de novembro de 2025

Mundial 2026, aqui vamos nós! Portugal goleou a Arménia (9-1) no último jogo da fase de qualificação e carimbou o passaporte para o Campeonato do Mundo de 2026, que irá ser disputado nos Estados Unidos da América, Canadá e México.
A amostra inicial assustou, mas ao intervalo já havia virado passeio. Renato Veiga estreou-se a marcar pela seleção, Gonçalo Ramos - como já é habitual - fez o seu, João Neves e Bruno Fernandes apontaram um hat trick cada um e Francisco Conceição fechou as contas numa partida marcada por diversas homenagens: Jorge Costa e Diogo Jota foram lembrados com ovações aos minutos 2´e 21´ e foi estreado o equipamento em memória de Eusébio - o Pantera Negra.
Para fechar o apuramento para o Mundial de 2026, Roberto Martinez alterou cinco peças na equipa. Nélson Semedo entrou para a direita da direita da defesa - rendendo Dalot e empurrando Cancelo para a esquerda -, Renato Veiga substituiu Gonçalo Inácio, Bruno Fernandes regressou à equipa e relegou Rúben Neves para o banco e, por fim, Rafael Leão e Gonçalo Ramos entraram para os lugares de João Félix e Ronaldo no ataque.
O início não poderia ter sido melhor, mas ainda se sentiu algum suspense no Dragão. Renato Veiga - o 13, com o equipamento em memória do maior 13, Eusébio da Silva Ferreira - inaugurou o marcador aos sete minutos na sequência de um livre lateral. Porém, onze minutos depois, a Arménia colocou Portugal em desconforto. Ranos partiu pela direita e assistiu o capitão Spertsyan para o empate. Cancelo e Diogo Costa ficaram mal na fotografia.
Depois, começou o festival luso, com o pequeno João Neves como o artista principal. Primeiro, erro clamoroso de Spertsyan - avançado do Casa Pia - que ofereceu o golo a Gonçalo Ramos e a vantagem a Portugal. No minuto seguinte, João Neves aproveitou um ressalto à entrada da área para oferecer a estabilidade no marcador à turma lusa. O primeiro ato do 15 português.
O terceiro tento acabou emocionalmente com os arménios que, desde então, mostraram-se de cabeça perdida e com ainda menos discernimento do que haviam mostrado. Aí, entrou novamente a magia de João Neves. Todos pensavam que seria Bruno Fernandes a bater um livre direto à entrada da área - um exímio batedor - mas o baixinho enganou toda a gente. O médio do PSG bateu em arco, por cima da barreira e, depois da bola bater na trave, gritou-se golo pela quarta vez no Dragão. Nem com asas Avagyan lá chegava.
O primeiro tempo estava prestes a acabar, mas ainda houve tempo para Bruno Fernandes picar o ponto. Muradyan agarrou Rúben Dias dentro da área e o oito luso, depois da habitual paradinha, sentou o guardião e fez o quinto de grande penalidade.
Tudo fácil e já se podiam começar a carimbar os passaportes.
O segundo tempo começou como acabou o primeiro: com golo. Sete minutos decorridos, Gonçalo Ramos assistiu e Bruno Fernandes, já dentro da grande área, bateu Avagyan pela sexta vez na tarde chuvosa de domingo, com o Estádio do Dragão cheio, em dia de aniversário da casa do FC Porto.
Roberto Martínez começou a mexer perto da hora de jogo e promoveu nova estreia na seleção A. Carlos Forbs - a surpresa desta convocatória - foi lançado com um peso adicional nas costas: a camisola 7 de Cristiano Ronaldo, suspenso após expulsão na República da Irlanda.
A mais recente adição ao grupo dos Apaixonados - mote lançado pelo selecionador - ainda foi a tempo de dar um contributo importante ao jogo. Forbs ganhou o penálti que valeu o hat trick a Bruno Fernandes - o seu primeiro com a camisola das quinas.
A oito dos 90´, o oitavo golo português. João Neves viu Bruno Fernandes marcar três e não quis ficar atrás. Na sequência de um canto, Renato Veiga dobrou de cabeça um cruzamento de Bruno Fernandes e o talentoso jovem português, à meia volta, apontou também ele um hat trick.
Para finalizar, o golo do menino da casa. Francisco Conceição recebeu à entrada da área e rematou de pé esquerdo para fechar as contas do resultado, já em período de compensação
Do norte de Portugal para a América do Norte: Portugal está no Mundial de 2026, com fome pela primeira conquista da competição.
João Neves (Portugal): Pintou os dois quadros mais belos da tarde chuvosa no Dragão. Primeiro, rematou em volley de fora da área para fazer o terceiro golo português. Depois, um livre na gaveta - o seu primeiro golo de livre direto na carreira - para rubricar o quarto. Por fim, o hat trick na sequência de um canto. Dá para ser mais completo? Que jogador fantástico.
Bruno Fernandes (Portugal): Apontou o primeiro hat trick com a camisola das quinas e acabou o jogo com a braçadeira de capitão. É um dos líderes pelo exemplo e tem quase sempre influência nos jogos. Marcou dois de penálti - não costuma tremer - e outro de bola corrida, com um bom remate dentro da grande área. Esteve no primeiro golo - bate o livre -, no quarto - ganha o livre - e criou muito jogo para os colegas.

Onze de Portugal:
Diogo Costa, João Cancelo, Rúben Dias, Renato Veiga, Nélson Semedo, Vitinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, João Neves, Rafael Leão, Gonçalo Ramos

Onze da Arménia:
Henri Avagyan, Kamo Hovhannisyan, Sergey Muradyan, Styopa Mkrtchyan, Erik Piloyan, Nayair Tiknizyan, Eduard Spertsyan, Narek Aghasaryan, Karen Muradyan, Artur Serobyan, Grant-Leon Ranos
1':

Começou a partida
2':

Portugal: Bruno Fernandes
recebeu dentro da área de Bernardo Silva, simulou e rematou de pé esquerdo. A bola esbarrou num defesa da Arménia. Rafael Leão e Nélson Semedo também tentaram a sua sorte, mas muito mal
7':

GOLO Portugal! Renato Veiga marca
Renato Veiga marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
Está inaugurado o marcador no Dragão! Bruno Fernandes bateu o livre direto para a baliza, Avagyan defendeu a primeira bola contra o poste e, na ressaca, Renato Veiga cabeceou para uma baliza deserta
8':

VAR analisa:
possível falta de Rúben Dias no lance do golo
9':

Golo confirmado!
18':

GOLO Arménia! Eduard Spertsyan marca
Eduard Spertsyan marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
Na primeira ocasião, a Arménia empata no Dragão. Após um cruzamento de Grant-Leon Ramos, Eduard Spertsyan surge na pequena área com a pressão da defesa, mas desvia para o fundo da baliza.
20':

Portugal: Gonçalo Ramos
desvia para uma grande intervenção de Henri Avagyan, após um bom cruzamento de Rafael Leão na esquerda!
25':

Portugal tem tido clara superioridade no encontro, no entanto volta a pecar na finalização. A Arménia, por outro lado, chega ao empate com uma eficácia plena - alcançou o golo no único ataque que construiu.
28':

GOLO Portugal! Gonçalo Ramos marca
Gonçalo Ramos marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
Que grande erro de Artur Serobyan! O jogador da Arménia faz o passe para trás na tentativa de servir o guarda-redes, mas Gonçalo Ramos surge a rematar para uma baliza vazia!
30':

GOLO Portugal! João Neves marca
João Neves marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
Não há tempo para respirar! No lance seguinte, após um ligeiro
ping-pong
da bola entre vários jogadores à entrada da área, a bola acaba a sobrar para João Neves que, de primeira, remata para o fundo da baliza e aumenta a vantagem!
40':

Portugal: Bernardo Silva
tenta o desvio para a baliza, após um bom cruzamento de Bruno Fernandes vindo de trás, mas há corte da defesa da Arménia junto ao poste!
41':

GOLO Portugal! João Neves marca
João Neves marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
Que golo de João Neves, caro leitor! Bate o pontapé livre, a bola bate na trave e entra! O guarda-redes fica colado ao chão sem se mover!
45':

João Cancelo (Portugal) remata, a bola sofre um desvio e vai ao poste!!!
45 +3':

GOLO Portugal: Bruno Fernandes marca de grande penalidade!
Bruno Fernandes marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
Intervalo:

Depois dos problemas em chegar ao último terço, após ter sofrido o golo do empate, Portugal consegue mesmo alargar a vantagem para quatro golos no marcador. Foram vários os erros acumulados pela inconsequente Arménia que acabaram por ser aproveitados pela seleção portuguesa. Da primeira parte, fica na retina o grande golo de livre apontado por João Neves.
52':

GOLO Portugal! Bruno Fernandes marca
Bruno Fernandes marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
Portugal aumenta a vantagem! Gonçalo Ramos faz o passe, há um ligeiro desvio, mas a bola acaba mesmo por sobrar para Bruno Fernandes que surge na área a rematar para o fundo da baliza!
60':

A toada do encontro segue a mesma. Portugal não tira o pé de acelerador e tenta encontrar o caminho para a baliza da Arménia. Por outro lado, os forasteiros tentam transição rápida, mas totalmente inconsequente.
72':

GOLO Portugal: Bruno Fernandes marca de grande penalidade!
Bruno Fernandes marca o seu 3º golo na prova (5 jogos)
74':

Pede-se «Só mais um» nas bancadas do Estádio do Dragão.
80':

Portugal: Bruno Fernandes
bate diretamente o canto e o guarda-redes da Arménia afasta junto da trave!
81':

GOLO Portugal! João Neves marca
João Neves marca o seu 3º golo na prova (4 jogos)
Mais um hat-trick e este é de João Neves! Após novo pontapé de canto e algumas tentativas de desvio para a baliza, o médio surge no coração da área a rematar para o oitavo golo do encontro!
84':

Portugal: Francisco Conceição
entra pela área, flete para zona interior e remata pouco acima da barra!
88':

Portugal: João Félix
, após triangulação com Bruno Fernandes, remata por cima da baliza!
90 +2':

GOLO Portugal! Francisco Conceição marca
Francisco Conceição marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
O nono! A passe de João Félix, Francisco Conceição surge à entrada da área a rematar para o último golo do encontro!
90 +3':

O árbitro apita para o final da partida. Portugal está no Campeonato do Mundo de 2026!
Fim de Jogo:

Portugal está no Campeonato do Mundo de 2026 depois de uma exibição plena de eficácia e domínio no Estádio do Dragão diante da Arménia.
Melhor em campo:

João Neves (POR) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Completamente diferenciado no meio-campo luso.









































