Paulinho McLaren completa 62 anos | OneFootball

Paulinho McLaren completa 62 anos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Santos FC

Santos FC

·29 de setembro de 2025

Paulinho McLaren completa 62 anos

Imagem do artigo:Paulinho McLaren completa 62 anos

Guilherme Guarche,do Centro de MemóriaColaboração de Wesley Miranda

No dia 28 de setembro de 1963, um sábado, nascia na Estância Turística de Igaraçu do Tietê, no interior do estado de São Paulo, distante 294 km da capital, Paulo César Vieira Rosa, o Paulinho que posteriormente ficou famoso como Paulinho McLaren, um dos maiores artilheiros do futebol brasileiro.


Vídeos OneFootball


Ainda só Paulinho, com apenas 17 anos, começou no Bandeirante de Birigui. Depois de rodar por alguns times do Interior de São Paulo foi contratado pelo Atlético Paranaense, em 1989, e se mudou no mesmo ano para o Figueirense e depois o Santos.

Com 27 anos, 1,79m, 69kg, Paulinho herdou de Chulapa a mítica camisa 9, que um dia fora de Pagão, Coutinho, Toninho Guerreiro, Juary, do próprio Chulapa e tantos outros notáveis.

Em sua primeira temporada no Alvinegro, em 1989, Paulinho anotou 14 gols. Em 1990, novamente o mesmo número de gols: 14. Mas foi em 1991 que o centroavante atingiu seu ápice na carreira com 23 gols no ano, sendo 15 no Campeonato Brasileiro, que lhe rendeu a artilharia do certame no ano e Paulinho virou Paulinho McLaren, ao comemorar um gol simulando pilotar um carro em homenagem ao eterno piloto Ayrton Senna, falecido quando participava do Grande Prêmio de San Marino, no dia 1º de maio de 1994.

Em 1992, mais 13 gols apenas no primeiro semestre, totalizando 57 gols em 142 jogos no período de 1989 a 1992. Assediado por diversos clubes brasileiros, incluindo o Vasco da Gama, Paulinho foi vendido ao Porto de Portugal. Na Europa, conquistou dois importantes títulos: Campeão de Portugal e Supercampeão também de Portugal, ambos no ano de 1993.

De volta ao futebol brasileiro, o goleador Paulinho foi contratado pelo Internacional/RS, jogando pelo Grêmio e foi campeão gaúcho em 1994, depois jogou na Portuguesa, no Cruzeiro, Fluminense, Atlético Mineiro, Miami Fusion e encerrou a vitoriosa carreira em 1999 no Santa Cruz de Pernambuco. Também trabalhou como técnico em algumas equipes no Brasil. Paulinho é formado em Educação Física é piloto e apaixonado por aviação.

O artilheiro protagonizou um dos momentos mais comentados na época em Minas Gerais, durante o Campeonato Brasileiro de 1996. Quando jogava pelo Cruzeiro, diante do Atlético Mineiro, no Mineirão, ele marcou o gol da vitória cruzeirense e na comemoração ele imitou uma galinha provocado a torcida adversária.

Ele comentou o polêmico episódio: “Foi meu clássico inesquecível. Fiz o gol sobre o Taffarel e saí imitando uma galinha, gerou polêmica, mas não me arrependi em momento nenhum. No clássico de 1995, o Cruzeiro perdeu por 2 a 0 e eu perdi um gol cara a cara com o goleiro, a torcida atleticana pegou no meu pé. Então foi uma resposta, porque a comemoração foi bem em frente à torcida do Galo, tirei onda com eles e ficou tudo certo”.

Hoje o igaraçuense Paulinho, que é formado em Educação Física, é piloto e apaixonado por aviação. Paulinho reside com seus familiares em São João da Boa Vista/SP.

Saiba mais sobre o veículo