Gazeta Esportiva.com
·15 de fevereiro de 2026
Paulistão: veja o que está valendo em cada jogo da última rodada

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·15 de fevereiro de 2026

Após pouco mais de um mês, o Campeonato Paulista chega à sua última rodada. Neste domingo, todas as 16 equipes entram em campo às 20h30 (de Brasília) para decidir os oito times classificados às quartas de final e os dois rebaixados à Série A2.
A Ponte Preta já está matematicamente rebaixada, mas a outra vaga ainda está aberta. De olho nos classificados, Novorizontino, Palmeiras, Portuguesa e RB Bragantino já estão garantidos na próxima fase.
A Gazeta Esportiva destrinchou todos os oito jogos desta última rodada do Paulistão e o que vale para cada um dos times. Veja abaixo:
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram

Foto: Jhony Inácio / Ag. Paulistão
O jogo entre Botafogo-SP e Capivariano promete ser um dos mais quentes da rodada. A conta é simples: quem vencer estará nas quartas de final.
O time de Ribeirão Preto, que será mandante da partida, está no sétimo lugar com 11 pontos após sete rodadas. O Capivariano, por sua vez, é o nono colocado com um ponto a menos.
Se no jogo mencionado acima a luta é visando as quartas de final, o duelo entre Primavera e Noroeste é sobre times desesperados para fugir do rebaixamento. Ambos os clubes possuem sete pontos, na 13ª e 14ª colocações, mas o Primavera possui uma vitória a mais na competição que a equipe de Bauru.
Em caso de empate, o Primavera estará salvo justamente pela vitória de vantagem contra o Noroeste, que por sua vez precisaria torcer para que o Velo Clube não vença o Santos. Quem ganhar, estará garantido na elite paulista em 2027.
A Portuguesa está classificada às quartas de final, mas vai a campo garantir uma posição melhor na tabela para mandar o jogo eliminatório em casa. Atualmente, a Lusa possui 12 pontos, na quarta posição.
O Mirassol, por sua vez, ainda briga por uma vaga na próxima fase, mas sua luta não será fácil. O Leão do Interior precisa vencer e torcer por uma grande combinação de resultados para se classificar. Além disso, a equipe de Rafael Guanaes possui uma chance remota de ser rebaixada.
O Palmeiras é o único dos grandes do estado a estar garantido na próxima fase. Neste domingo, assim como a Portuguesa, o Verdão mira uma vitória para subir ainda mais na tabela da competição, para ganhar a vantagem de decidir em casa no mata-mata.
O Guarani promete um jogo duro, pois possui altas chances de classificação. O Bugre é o sexto colocado com 11 pontos e um triunfo sobre a equipe de Abel Ferreira garante o time campineiro nas quartas.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
O São Paulo está dentro do G8, mas ainda precisa garimbar seu ingresso à próxima fase. Para isso, basta uma vitória simples sobre a Macaca. Entretanto, caso a equipe de Hernán Crespo tropece, suas chances de classificação caem drasticamente, visto que o Tricolor é o último time da zona de acesso às quartas, na oitava posição com dez pontos.
A Ponte, por sua vez, não conquistou nenhuma vitória no Paulistão e já está matematicamente rebaixada à Série A2. Entretanto, o técnico Marcelo Fernandes deve ir com sua base titular para o duelo contra o São Paulo.

(Foto: Paulo Pinto/Saopaulofc.net)
O duelo “mais tranquilo” desta última rodada reúne dois times já classificados às quartas de final. RB Bragantino e Novorizontino lutam apenas por um lugar mais alto na tabela, assim como as situações de Palmeiras e Portuguesa.
O Novorizontino é o líder do Paulistão com 16 pontos e quer manter esta condição para ter o poder de sempre decidir em casa no mata-mata. A equipe só pode ser ultrapassada na tabela pelo Palmeiras. Por sua vez, o Bragantino é o terceiro colocado com 13 pontos.
Dos grandes do estado, o Santos é o que possui as menores chances de classificação para a fase seguinte. O Peixe precisa vencer para seguir com possibilidades de garantir sua vaga. Além disso, a equipe de Vojvoda necessita de tropeços dos times do G8 para avançar. Um empate ou uma derrota decretam a eliminação.
Do outro lado, o Velo Clube luta contra o rebaixamento. O clube de Rio Claro está na zona da degola e só conseguirá escapar dela em caso de vitória contra o Santos, não dependendo de nenhum outro resultado.

(Foto: Reinaldo Campos/ Santos FC)
Por fim, o Corinthians está muito perto de assegurar sua vaga. O Timão depende apenas de si e um triunfo sobre o São Bernardo garante o Alvinegro na próxima fase. Em caso de empate ou derrota, a equipe de Dorival Júnior precisaria sofrer com várias combinações para ser eliminada.
O São Bernardo possui poucas chances de classificação. O Bernô tem apenas oito pontos e necessita de uma vitória contra o Corinthians, além de uma série de combinações.

Foto: Divulgação / Agência Corinthians









































