Paulo Bracks vê “êxito” em trabalho à frente do Vasco e se diz apto a exercer nova função no Santos | OneFootball

Paulo Bracks vê “êxito” em trabalho à frente do Vasco e se diz apto a exercer nova função no Santos | OneFootball

Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·27 de junho de 2024

Paulo Bracks vê “êxito” em trabalho à frente do Vasco e se diz apto a exercer nova função no Santos

Imagem do artigo:Paulo Bracks vê “êxito” em trabalho à frente do Vasco e se diz apto a exercer nova função no Santos

Paulo Bracks foi apresentado nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, como novo CEO do Santos. O profissional exercerá uma função diferente dos demais trabalhos de sua carreira e que sequer existia no estatuto do clube alvinegro.

No Peixe, Bracks vigiará não só o departamento de futebol, mas também as áreas administrativas, de marketing, financeira, jurídica, entre outras. Ele teve uma conversa com o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, antes de ser contratado como diretor-executivo e se diz apto para o cargo.


Vídeos OneFootball


“A conversa [com o presidente] foi muito boa. Sei da identificação do presidente com o clube. As diretrizes, a história, o pensamento… Ele é um conhecedor de futebol e do Santos. Essa reconstrução passa por aquilo que eu posso oferecer, a organização, o controle, liderança. Sempre quis trabalhar aqui”, disse o profissional em sua coletiva de apresentação.

“Foi uma construção bilateral de necessidades que o clube tem hoje e o que eu posso oferecer. Nos últimos clubes, embora não tenha sido CEO, trabalhei com todas as áreas. Todas as áreas que congregavam o futebol tinham minha responsabilidade. O futebol precisa de todas as áreas, não pode ficar isolado. O que trago hoje de experiência é em prol de um controle, um profissionalismo que vamos implementar e vai ser nossa bandeira. Me sinto muito apto para a função. Vamos ter um norte maior dentro da comunicação dessas áreas”, acrescentou.

Bracks foi questionado sobre o trabalho que exerceu no Vasco, entre 2022 e 2023. Ele foi contratado pela 777 Partners no primeiro ano da SAF no clube carioca, mas foi demitido no fim da última temporada, após o time se salvar do rebaixamento à Série B.

Ao contrário de torcedores vascaínos, que apontaram críticas durante a passagem do profissional pelo clube, Bracks vê “êxitos” no trabalho exercido pela equipe e diz que deve não deve ser avaliado apenas pelos resultados de campo. Ele ainda revelou barreiras de comunicação com os gestores da 777 em virtude da “distância física”.

“No ano passado, foi difícil pela distância física. Os gestores não estavam no Brasil, no Rio de Janeiro, e isso dificulta. E sei que esse problema não vou ter aqui. Posso ligar para o presidente ou algum membro do Comitê e resolver de forma rápida”, afirmou.

“O trabalho de uma profissional tem que ser analisado não só sob o viés do resultado de campo. Tem que ser avaliado a gestão do executivo, o legado que fica de uma gestão. As ferramentas que foram dadas a esse executivo para trabalhar. Os anseios de cada clube são diferentes. O que me credencia de estar aqui hoje é minha formação. Óbvio que vou cometer erros, cometi erros. Acho muito positivo identificar erros e corrigir. O que aconteceu no ano passado foi corrigido e o clube teve êxito. Não considero que foi negativo. Vou exercer a partir de agora uma função maior aqui no Santos. Meu aprendizado é constante. Não vai faltar entrega, trabalho, dedicação e profissionalismo”, completou.

Imagem do artigo:Paulo Bracks vê “êxito” em trabalho à frente do Vasco e se diz apto a exercer nova função no Santos

Paulo Bracks foi apresentado na Vila Belmiro ao lado do vice-presidente do Santos, Fernando Bonavides, e de outros membros do CG do clube (Foto: André da Silva Costa/Gazeta Press)

Profissionalismo, inclusive, foi uma das bandeiras levantadas por Paulo Bracks durante sua coletiva de apresentação. Ele acredita que o Santos deve se profissionalizar “cada vez mais” e não medirá esforços para “corrigir rotas”, se assim for necessário.

“Eu vou analisar sob um foco otimista. Hoje é um momento de reconstrução, e algumas decisões vão ter que ser tomadas para corrigir rotas. Vejo como um lado positivo por chegar aqui seis meses antes do início da próxima temporada, para que a gente comece o próximo ano muito mais forte do que esse”, avaliou.

“Precisamos de muito trabalho, muita dedicação. Definir tudo o que precisa ser feito e o tempo de execução dessas ações. Todo clube tem muitos funcionários que vivem o clube, mas falta uma organização, esse vai ser meu papel. O clube precisa cada vez mais de profissionalismo”, concluiu.

Quem é Paulo Bracks?

Paulo Bracks é graduado em direito, pós-graduado em Ciências Criminais, especialista MBA em Direito Desportivo e Negócios no Esporte, gestor em Futebol pela CBF, analista de desempenho pela CBF e gestor técnico em futebol pela Universidade do Futebol.

O advogado trabalhou como executivo de futebol em três clubes brasileiros até o momento. O primeiro foi o América-MG, onde ficou de 2018 até 2020. Ele foi responsável por montar os elencos do Coelho que disputaram a Séries A e B do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro.

Ele, inclusive, começou a sua trajetória nas categorias de base do clube mineiro e promoveu diversos garotos para o time profissional.

Bracks saiu do América-MG após receber um convite do Internacional. Ele começou a temporada de 2021 no clube gaúcho e foi demitido logo no começo de 2022. Neste período, dirigiu a equipe no Campeonato Gaúcho, na Série A, Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana.

O dirigente não resistiu após uma precoce eliminação do Colorado na Copa do Brasil de 2022, para o Globo-RN, e teve seu contrato rescindido.

Em julho, então, Bracks foi anunciado pela 777 Partners para liderar o Vasco na briga pelo acesso à Série A. Assim como fez no América-MG, ele conseguiu concluir o objetivo com êxito.

No ano seguinte, entretanto, o clube carioca patinou no Brasileirão e só se livrou do rebaixamento na última rodada. Assim, Paulo Bracks acabou sendo demitido pela 777.

Desde então, o advogado estava sem clube. Agora, portanto, ele chega para tentar levar o Santos de volta à elite do futebol brasileiro.

Saiba mais sobre o veículo