Paulo Sousa explica variações táticas do Flamengo e diz não abandonar esquema com três zagueiros | OneFootball

Paulo Sousa explica variações táticas do Flamengo e diz não abandonar esquema com três zagueiros | OneFootball

Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·25 de maio de 2022

Paulo Sousa explica variações táticas do Flamengo e diz não abandonar esquema com três zagueiros

Imagem do artigo:Paulo Sousa explica variações táticas do Flamengo e diz não abandonar esquema com três zagueiros

Técnico português começou temporada com trio na zaga, mas mudou recentemente


Na última terça-feira (24), o Flamengo já entrou em campo classificado e com a primeira colocação do Grupo H da Libertadores assegurada. Assim, o técnico Paulo Sousa pôde fazer alguns testes no time e poupar jogadores titulares. O jogo contra o Sporting Cristal (PER), vencido pelo Mengo por 2 a 1, também serviu para o técnico entrosar mais a equipe no esquema tático 4-4-2, estilo que o português usou nas duas últimas partidas, sendo uma variação de seu tradicional 3-6-1.


Vídeos OneFootball


— Não abandonei por nada. O próprio Ayrton numa primeira fase de construção até está bem mais baixo, no entanto está um pouco mais largo do que o espaço de ocupação que normalmente o Filipe utilizava, mas depende muito dos adversários. No jogo do Brasileirão, praticamente havia só um avançado, não tínhamos necessidade de construir porque gosto de construir desde trás em superioridade — explicou Paulo Sousa.


Este navegador não é compatível. Use um navegador diferente ou instale o aplicativo

video-poster

As variações com dois ou três zagueiros no sistema fazem parte do histórico de Paulo Sousa. No Flamengo, os números do time são melhores quando a zaga é composta por uma dupla. Isso aconteceu em 12 partidas: dez vitórias, dois empates e nenhuma derrota, tendo 88,8% de aproveitamento. Já com um trio, em 17 duelos, o Mengo tem oito triunfos, cinco igualdades e quatro derrotas, totalizando 35,3% de aproveitamento.

Os números em um todo parecem não intimidar as convicções de Paulo Sousa, que deixa bem claro a especificidade e o contexto de cada jogo para poder utilizar um ou dois homens na zaga. No confronto diante dos peruanos, o técnico rubro-negro explicou o deslocamento de Isla, na direita, e Ayrton Lucas, na esquerda.

— Por vezes temos necessidade que essa construção seja a dois ou a três. Hoje (contra o Sporting Cristal) tivemos trocas posicionais de volantes quando Ayrton e Isla estavam bem altos para podermos dar essa superioridade, atrair e acelerar o jogo entre as linhas do adversário — detalhou o treinador.

Agora, Paulo Sousa trabalha o elenco para o próximo compromisso. No domingo (29), o Flamengo encara o Fluminense, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Para vencer o clássico carioca, que começa às 18h (de Brasília) no Maracanã, o técnico deve usar o que tem de melhor à disposição, inclusive os titulares que entraram em campo na última terça-feira (24).

Saiba mais sobre o veículo