MundoBola
·29 de janeiro de 2026
PC Oliveira aponta pênalti não marcado em Arrascaeta e critica atuação do VAR; Simon discorda

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·29 de janeiro de 2026

O pênalti não marcado em Arrascaeta no duelo entre São Paulo e Flamengo dividiu opiniões entre especialistas de arbitragem. Enquanto PC Oliveira apontou falta por imprudência e criticou a omissão do VAR, Simon avaliou o lance como contato insuficiente e considerou correta a decisão de não marcar a penalidade.
Com a não marcação da falta, o Rubro-Negro deixou o estádio sem a possibilidade de tentar, ao menos, somar um ponto na estreia do Brasileirão. Além disso, os jogadores do Mengão se revoltaram com o lance, principalmente Jorginho - expulso após o apito final.
PC Oliveira, atual comentarista de arbitragem da "Globo", apontou que Alan Franco, do São Paulo, cometeu um erro de desatenção ao disputar a jogada por trás com Arrascaeta.
"A regra sempre fala que o jogador, quando está atrás do adversário, precisa ter precaução. Esse toque por baixo, de acordo com a regra, é um contato que é chamado de imprudência. A regra não fala de intenção, e sim como o jogador vai para uma disputa. E a imprudência significa a falta de atenção ao disputar uma jogada", disse PC.
O ex-árbitro destacou que o defensor acabou interferindo na passada de Arrascaeta e que o VAR também errou ao não recomendar a revisão do lance.
"O jogador, quando está atrás, interfere, para mim, na passada do Arrascaeta. Há esse contato. Isso é uma falta imprudente, que é a falta de precaução em disputar uma jogada e, por esse ângulo, eu considero pênalti. O VAR, analisando também por esse ângulo, deveria ter recomendado a revisão para a marcação", concluiu o analista.
Carlos Eugênio Simon, comentarista de arbitragem da "Espn", foi na contramão de PC Oliveira e afirmou que o contato não foi suficiente para que Wilton Pereira Sampaio e o VAR da partida tivessem uma atitude diferente.
"No último lance da partida entre São Paulo e Flamengo houve uma polêmica: Alan Franco em Arrascaeta. Até há um possível toque, bem fraquinho, mas, para mim, isso não é pênalti. Arrascaeta conclui a jogada para fora do gol. O Flamengo reclamou, o árbitro não marcou e o VAR não interveio. Para mim, decisão correta da arbitragem", declarou o ex-árbitro.
A não marcação do pênalti e a ausência de revisão por parte do VAR causaram revolta no elenco do Flamengo. Jorginho criticou fortemente o árbitro e recebeu um cartão vermelho direto. Com isso, o volante desfalca o Mengão na partida contra o Internacional, pela próxima rodada do Brasileirão.








































