Papo na Colina
·25 de setembro de 2026
Pedrinho quer Vasco x Boca em São Januário e cobra Conmebol: “Peço que autorize”

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·25 de setembro de 2026

O presidente do Vasco, Pedrinho, subiu o tom nesta sexta-feira (25) ao exigir que a semifinal da Copa Sul-Americana, contra o Boca Juniors, seja disputada dentro de São Januário. O mandatário vascaíno confirmou que a notificação de 48 horas dada ao consórcio do Maracanã expirou sem retorno e revelou que tentará uma liberação especial com a cúpula continental:
“Vou tentar aumentar o espaço de visitante em São Januário. Tenho uma boa relação com o Riquelme. Vamos tentar dar todo o suporte para o torcedor do Boca em São Januário. Caso não aconteça, vou tentar o Maracanã, porque temos contrato. Se não for possível, peço que o presidente da Conmebol tenha um pouco de flexibilidade e autorize que eu jogue em São Januário”.
A exigência da confederação internacional impõe capacidade mínima de 30 mil torcedores nas arquibancadas a partir desta etapa da disputa, o que motivou a tentativa de utilizar a maior arena da cidade para a decisão de volta no dia 20 de outubro.
No entanto, o prazo de dois dias dado aos administradores do complexo público terminou nesta tarde sem qualquer posicionamento oficial, gerando revolta pela postura dos rivais que controlam a praça esportiva antes da viagem decisiva para o primeiro embate em La Bombonera, marcado para 13 de outubro.
Ao explicar a estratégia adotada pelo Vasco, o dirigente reforçou que o caldeirão de São Januário sempre foi o plano principal da gestão e detalhou o descaso dos administradores:
“A minha preferência sempre foi São Januário, mas temos que respeitar o regulamento da Conmebol. A gente sabe que existe alguns critérios técnicos para que o jogo aconteça. A gente não atendia por questão de tamanho do estádio, espaço para o visitante… Enviamos um ofício para o consórcio do Maracanã e demos 48 horas para resposta. Termina hoje. Ainda não tivemos resposta, talvez depois dessa entrevista. Se não enviarem resposta, é um sinal claro de que não querem liberar”.
A falta de resposta do consórcio escancara a má vontade histórica em ceder o gramado para outros concorrentes do estado, empurrando a diretoria para uma postura ainda mais combativa nos bastidores jurídicos. A cúpula do futebol busca alternativas viáveis para garantir que o confronto de volta receba carga máxima de ingressos, já que o time precisa reverter qualquer desvantagem argentina para carimbar a vaga na grande final marcada para Barranquilla.

Presidente quer o Vasco diante de sua torcida – Foto: Matheus Lima/Vasco
O mandatário do Vasco foi além da eliminatória sul-americana e detonou a postura dos órgãos de segurança pública ao vetar clássicos contra o Flamengo em São Januário, cobrando diretamente o BEPE (Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios):
“Faço um apelo ao poder público e ao BEPE. Eu jogo em São Januário todos os jogos que são considerados de risco. Vasco contra Santos, Cruzeiro, Corinthians… A polícia garante segurança para o festa de 1 milhão de pessoas no réveillon. Como não garante a segurança de 1.500, 2 mil pessoas? E garante para todos os outros jogos, menos para Fluminense e Vasco. Então, já falando sobre Vasco e Flamengo, eu não peço para jogar no Maracanã, eu tenho contrato. Ele tem cláusulas no contrato para negar, e eu respeito. E não vou ficar dependente. Eu quero que Vasco x Flamengo seja em São Januário, não quero me deslocar. Não estou pedindo nada demais, porque fazemos jogos iguais ou até piores lá. Temos toda a ajuda do BEPE”.
A cobrança incisiva sobre a polícia militar expõe a revolta acumulada contra a disparidade de tratamento no futebol fluminense, deixando claro que o clube não abrirá mão de exercer o mando de campo em sua própria praça.
Enquanto a comissão técnica de Pedro Emanuel mantém o grupo focado nos treinamentos diários, a torcida aguarda uma definição rápida das entidades desportivas para transformar as arquibancadas em um caldeirão decisivo rumo ao título.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.







































