MundoBola Flamengo
·01 de outubro de 2025
Pedro x Igor Jesus x Kaio Jorge: um comparativo dos centroavantes citados por Ancelotti na convocação

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·01 de outubro de 2025
A convocação da Seleção Brasileira foi feita e o Flamengo passou ileso. Carlo Ancelotti chamou os jogadores que atuarão pelo Brasil nos amistosos contra Coréia do Sul e Japão. Mas ele respondeu uma importante questão envolvendo o ataque e revelou muito do que pensa para a Copa do Mundo.
Na coletiva após a convocação, Ancelotti explicou o que o Brasil precisa para o ataque e citou três nomes: Igor Jesus, Kaio Jorge e Pedro. Isso abre margem para o atacante do Flamengo sonhar. Mas, também, para o MundoBola Flamengo analisar os nomes indicados.
Os números mostram que Pedro, talvez, seja o mais goleador. Nas últimas três temporadas, a melhor média de gols é a do atacante flamenguista em 2024, com 0,70.
A média de assistências também é de Pedro, com 0,19 no mesmo ano. Kaio Jorge também é regular em assistências, e Igor Jesus aparece no fim da fila.
Em suma, Pedro se mostra mais goleador, como explica o analista tático Raphael Rabello, do canal Falando de Tática, em exclusividade ao MundoBola Flamengo.
"O mais talentoso dos três é o Pedro. É o mais técnico e habilidoso. Talvez ele seja mais goleador, historicamente", aponta o analista.
No entanto, a disputa para Pedro com Igor Jesus fica complicada quando olhamos para a característica de pivô do ex-Botafogo.
"Os três são diferentes entre si. Você tem jogadores que jogam de costas e fazem o facão. Pegando duas características principais: pivô e facão, ataque ao espaço. Desses três, para mim, o melhor pivô em força é o do Igor. Até para sustentar bola longa. O melhor pivô com a bola no chão, quando ela vem rolando, é o do Pedro. Igor é muito completo. Se somar as duas características, pivô, e ataque ao espaço, ele é o melhor. Consegue entregar pivô de alto nível e ataque espaço de alto nível", analisa Raphael.
Por fim, o analista tático diz que o forte do Kaio Jorge é o facão. Isso tem permitido que ele faça a melhor temporada entre os três, mas Pedro passou período lesionado.
"O Kaio Jorge não é tão forte no pivô, mas tem o facão muito fera. O Pedro tem o pivô também muito bom, sabe jogar de costas, mas não tem o facão. Mas é o mais técnico. É aquela história velha do futebol: cobertor curto. Um jogador sempre vai te trazer um pouco aqui, o outro, ali. Essas escolhas que ele vai fazer. O que ele precisa para cada contexto, situação", continua.
Carlo Ancelotti citou Pedro, Igor Jesus e Kaio Jorge, mas a análise terá que ser muito mais aprofundada. Ele quer centroavante de força e com bom cabeceio, mas precisa analisar o conjunto total dos três jogadores. Talvez, por isso, esteja testando Igor Jesus nesta Data Fifa.
"É uma escolha que sempre tem que ser feita com muito critério e cuidado. Sempre vai ficar faltando alguma coisa. O Brasil, hoje, não tem um cara muito técnico, com um pivô muito fera, que saiba sair pelos lados e faça um monte de gols também. É um jogador raro, muito difícil achar. É optar pelo que faz mais sentido para ele lá na frente, na Copa", conclui o analista.
Igor Jesus
Pedro
Kaio Jorge
As médias de participações diretas em gols, considerando gols e assistências, mostra o seguinte.
Concluímos que Pedro e Kaio Jorge são mais regulares em assistências, mas em 2024, Igor Jesus também se destacou. O mais equilibrado, em 2025, é Kaio Jorge, com gols e assistências. Igor Jesus mostra maior irregularidade, indo muito bem pelo Botafogo, em 2024, mas caindo em 2025. É um ponto de atenção para Carlo Ancelotti pensando na Copa do Mundo 2026.
Ao que tudo indica, o centroavante do Flamengo pode disputar por uma vaga com esses nomes. Na visão de Ancelotti, eles possuem a característica que ele deseja. Mas, primeiro, ele cita Igor Jesus, que foi o convocado da vez.
"Igor é um atacante com característica distinta. Creio que uma seleção, numa Copa do Mundo, tem que ter um centroavante dessa característica. Ele é muito forte na área, no cabeceio, e é um jogador que luta muito, que tem qualidade nos duelos. Vi o jogo dele pelo Nottingham contra o Bétis, gosto muito do jogo dele e por isso o chamei", explica.
Em seguida, ele revela que esse nome também pode ser o de Pedro, do Flamengo, ou o de Kaio Jorge, do Cruzeiro.
"Acho que a seleção tem que ter outros jogadores com esse perfil do Igor, pode ser Kaio Jorge, Pedro, do Flamengo… Um centroavante de área, de pênalti, porque às vezes você precisa ter um centroavante de área. Quando você tem controle total do jogo, faz muitos cruzamentos na área, você precisa ter um atacante com essa característica", comenta.
Enquanto Carlo Ancelotti convive com a dor de cabeça, Pedro tem que mostrar pelo Flamengo para ter chances de superar Igor Jesus e Kaio Jorge.
Kaio Jorge e Pedro, inclusive, se enfrentam nesta quinta-feira (2). Flamengo e Cruzeiro duelam pelo Brasileirão às 20h30 (de Brasília), no Maracanã. É um bom jogo para o técnico da Seleção Brasileira ficar de olho.