Calciopédia
·07 de novembro de 2025
Pela 11ª rodada da Serie A, Spalletti fará seu primeiro clássico entre Juventus e Torino

In partnership with
Yahoo sportsCalciopédia
·07 de novembro de 2025

A 11ª rodada da Serie A promete ser uma das mais intensas da temporada, com ingredientes capazes de apimentar a disputa no topo da tabela. O destaque absoluto é o Derby della Mole, entre Juventus e Torino, ainda que o duelo venha sendo amplamente dominado pelos bianconeri há pelo menos três décadas. Desta vez, o embate ganha um tempero especial: será o primeiro clássico de Luciano Spalletti no comando da Velha Senhora, e o momento positivo do Toro faz crescer a expectativa por um confronto mais equilibrado do que de costume. Com a Juve ainda em busca de estabilidade e o rival atravessando fase positiva, podemos ter um desfecho diferente do roteiro escrito nos últimos anos.
A rodada também traz um confronto direto de alto impacto no Renato Dall’Ara: o Bologna, quinto colocado, enfrenta o líder Napoli, que têm apenas um pontinho de vantagem sobre os seus principais concorrentes – aliás, se os rossoblù vencerem, encostam nos azzurri e ficam exatamente a esta distância do adversário de domingo. De olho nesse embate estarão Inter, Roma e Milan, todos tentando se aproveitar de um eventual tropeço do rival. A Beneamata, a propósito, encara a Lazio com um sabor de revanche, após o empate no fim da última temporada, que lhe custou o título.
Além dos jogos centrais, teremos outros duelos importantes espalhados pela Itália: o Milan visita o Parma num jogo que remete a embates expressivos dos anos 1990, Genoa e Fiorentina estreiam treinadores (Daniele De Rossi e Paolo Vanoli, respectivamente) tentando reagir em meio à crise, e a Roma recebe uma Udinese traiçoeira, sempre perigosa como visitante. Confira, a seguir, a prévia dos principais jogos da jornada.
Juventus x Torino
O Derby della Mole volta a incendiar Turim em um momento de transição para a Juventus e de confiança para o Torino, mas com um retrospecto amplamente favorável à Velha Senhora. Os bianconeri só perderam um dos últimos 38 clássicos contra os granata na Serie A, há 10 anos, e têm 27 vitórias neste recorte. A atual sequência de 20 jogos sem derrota diante do rival representa a segunda mais longa invencibilidade da Juve contra qualquer adversário no campeonato, atrás apenas da registrada frente ao Bologna (26).
Em casa, o domínio é ainda mais acentuado: a Juventus não perde um dérbi como mandante há 19 jogos (nos quais somou 14 vitórias), com três triunfos seguidos e um saldo expressivo de gols – 43 marcados contra 14 sofridos. O último sucesso do Torino como visitante contra a Vecchia Signora remonta a abril de 1995, no antigo Delle Alpi. Além disso, a gigante bianconera tem sido uma fortaleza no Allianz Stadium, onde foi derrotada em apenas uma das últimas 31 partidas de Serie A e somou 17 compromissos sem ser vazada no período. O único tropeço foi a goleada sofrida para a Atalanta, que resultou na demissão de Thiago Motta, em março de 2025.
É esta hegemonia regional e este belo desempenho caseiro que Luciano Spalletti, estreante no clássico, tentará manter. Além disso, em caso de triunfo, os bianconeri podem se juntar ao pelotão que briga pela liderança. Só que, do outro lado, o Torino de Marco Baroni (que está suspenso e será representado pelo auxiliar Leonardo Colucci) chega com invencibilidade de cinco rodadas. Porém, seu rendimento fora de casa ainda inspira cautela: apenas uma vitória nas últimas 10 visitas (quatro empates, cinco derrotas), com cinco partidas sem balançar as redes — a exceção foi o 1 a 0 sobre a Roma, em setembro, com gol de Simeone.
O atacante argentino, aliás, será um dos personagens mais intrigantes do dérbi: assim como o companheiro Zapata, que começará como opção de banco, soma seis gols contra a Juventus na Serie A. Eles são os maiores algozes dos bianconeri no certame desde 2016 e, por isso, grandes esperanças do Torino para o fim do longo jejum sem triunfos no embate. Já do lado juventino, Yildiz tem a chance de escrever seu nome na história do clássico. O jovem atacante marcou nos dois últimos clássicos e pode igualar Vialli, que até hoje é o único jogador da Velha Senhora a balançar as redes em três confrontos consecutivos com o Torino na era dos três pontos, iniciada em 1994.
Prováveis escalações
Juventus: Di Gregorio; Kalulu, Gatti, Koopmeiners; Cambiaso, McKennie, Locatelli, Kostic; Openda, Yildiz; Vlahovic.
Torino: Paleari; Tameze, Maripán, Coco; Pedersen, Casadei, Asllani, Vlasic, Lazaro; Adams, Simeone.
Bologna x Napoli
O duelo entre Bologna e Napoli, no Renato Dall’Ara, promete ser um dos mais equilibrados da 11ª rodada da Serie A. Quinto colocado, o sólido time bolonhês vive um excelente início de campanha e igualou sua segunda melhor largada na era dos três pontos (soma 18 em 10 jornadas, como em 2002-03), ficando a apenas um do recorde de 1996-97. Ambicioso, Vincenzo Italiano quer consolidar a presença de sua equipe no pelotão de cima e colar nos azzurri, que lideram sem convencer. A trupe de Antonio Conte, por sua vez, busca manter a ponta e encerrar uma sequência recente de altos e baixos.
O histórico recente mostra que os campanos já não têm mais a mesma facilidade diante dos emilianos: nas últimas cinco partidas entre os dois times pela Serie A, houve apenas uma vitória napolitana, além de três empates e uma derrota, contraste evidente com a sequência anterior de cinco triunfos consecutivos dos partenopei. O equilíbrio também se reflete nos confrontos disputados no Dall’Ara: o Bologna empatou os três derradeiros jogos em casa contra o Napoli, e só uma vez em sua história conseguiu chegar a quatro igualdades consecutivas como mandante diante do rival – entre 1978 e 1989, quando foram seis seguidas.
Do outro lado, o Napoli tenta reencontrar seu melhor futebol após alguns tropeços. O time de Conte ficou sem marcar em duas das últimas quatro partidas do campeonato, contra Torino e Como, algo que não acontecia desde o período entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Além disso, os partenopei passaram em branco também na Champions League, num duelo modorrento com o Eintracht Frankfurt. Sem a mesma solidez de outrora, os campeões italianos já perderam duas das cinco partidas fora de casa nesta edição do certame – o mesmo número de derrotas somados em toda a temporada passada. Entretanto, têm mostrado consistência defensiva longe de Nápoles, com cinco clean sheets nas últimas oito viagens.
Passando por queda de rendimento, o Napoli terá vida dura em visita ao Bologna, que está rondando o pelotão que briga pelo título (Getty)
Inter x Lazio
O reencontro entre Inter e Lazio, no Giuseppe Meazza, carrega o peso de um duelo que marcou profundamente o desfecho da última Serie A. O empate por 2 a 2 em Milão, com doppietta de Pedro, algoz nerazzurro, foi preponderante para que a equipe de Milão perdesse o título para o Napoli. Mordidos, os comandados de Cristian Chivu, sucessor de Simone Inzaghi, entrarão determinados para escreverem uma história diferente ante os capitolinos, que vêm buscando maior estabilidade sob o comando de Maurizio Sarri. A trupe biancoceleste chega embalada pela vitória sobre o Cagliari e sonha em quebrar uma longa série de invencibilidade interista no confronto.
A Inter não perde para a Lazio há cinco jogos na Serie A (três vitórias e dois empates) e pode alcançar a sexta partida invicta consecutiva contra o adversário pela primeira vez desde o ciclo entre 2004 e 2010. Além disso, os nerazzurri não caem em casa para o rival desde 2019: são seis confrontos no Meazza sem derrotas, apesar de dois empates nos mais recentes. Todos esses duelos tiveram gols para os dois lados e média de 3,4 tentos por peleja.
A equipe de Chivu vive excelente momento no campeonato, com seis vitórias nas últimas sete rodadas, 15 gols marcados e seis sofridos, além de ser a única que balançou as redes em todas as dez partidas disputadas, com média superior a dois tentos por jogo. A Lazio, por sua vez, tenta dar sequência ao triunfo recente e conquistar duas vitórias consecutivas pela primeira vez desde fevereiro, quando superou Cagliari e Monza. O ponto forte do time de Sarri tem sido a solidez defensiva: os biancocelesti podem alcançar cinco clean sheets seguidos pela primeira vez em mais de um ano.
Entre os destaques individuais, dois nomes da Inter chamam a atenção por questões estatísticas. A começar por Lautaro, que vive um pequeno jejum: o capitão nerazzurro, autor de seis gols contra a Lazio na carreira, metade deles em San Siro, não marca há quatro jogos e tenta evitar a sequência mais longa sem balançar as redes desde a primavera passada. Já Çalhanoglu, em contraste, vive grande fase: com cinco tentos no torneio, o improvável artilheiro da Serie A já igualou seu total da temporada anterior. Ademais, o turco é um dos maiores goleadores com arremates de fora da área dos cinco grandes campeonatos europeus. Foram três bolas colocadas na rede dessa maneira, assim como fizeram Antony, do Betis, e Álvarez, do Atlético de Madrid.
Sexta, 7/11, 16h45 Pisa x Cremonese
Sábado, 8/11, 11h Como x Cagliari Lecce x Verona
Sábado, 8/11, 16h45 Parma x Milan
Domingo, 9/11, 8h30 Atalanta x Sassuolo
Domingo, 9/11, 11h Genoa x Fiorentina
Domingo, 9/11, 14h Roma x Udinese









































