Pela 12ª rodada da Serie A, Inter e Napoli se enfrentam em confronto direto pela liderança | OneFootball

Pela 12ª rodada da Serie A, Inter e Napoli se enfrentam em confronto direto pela liderança | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Calciopédia

Calciopédia

·07 de novembro de 2024

Pela 12ª rodada da Serie A, Inter e Napoli se enfrentam em confronto direto pela liderança

Imagem do artigo:Pela 12ª rodada da Serie A, Inter e Napoli se enfrentam em confronto direto pela liderança

De forma muito atípica, a 12ª rodada do Campeonato Italiano começará nesta quinta, com um importante jogo envolvendo times da parte baixa da tabela: Genoa e Como, que estão empatados com 9 pontos, pouco acima do Z3. O motivo? O encerramento da temporada nacional de rali, com uma importante prova em Gênova.

O fechamento desta rodada que se inicia de forma precoce será a sua cereja do bolo. Afinal, no derradeiro jogo do campeonato antes da pausa para a última data Fifa de 2024, Inter e Napoli farão simplesmente um confronto direto pela liderança da Serie A. Se vencer, a equipe de Milão ficará pelo menos duas semanas no topo da tabela. Vale destacar ainda que somente quatro pontos separam os azzurri, donos da primeira posição no momento, e a Juventus, sexta colocada. Ou seja, a jornada tem potencial de misturar ainda mais as cartas no pelotão superior.


Vídeos OneFootball


A Juve, a propósito, também terá compromisso importante neste fim de semana. A Velha Senhora receberá o Torino no dérbi local, com a expectativa de manter a hegemonia no duelo e se aproximar mais ainda da briga pelo scudetto. Outro jogo que chama atenção é aquele entre uma Roma em crise e um Bologna que vem se recuperando na Serie A. Confira, abaixo, a prévia da rodada.

Este navegador não é compatível. Use um navegador diferente ou instale o aplicativo

video-poster

O jogão

Domingo, 10/11, 16h45

Napoli x Atalanta

Na última rodada, tudo deu certo para a Inter de Simone Inzaghi. Depois de ver a Atalanta aplicar um sonoro 3 a 0 sobre o Napoli, venceu o Venezia em um jogo com emoções até o derradeiro minuto, quando o time visitante teve um gol anulado e os nerazzurri puderam comemorar os triunfo. Com a combinação de resultados, o confronto direto desta rodada faz com que a Beneamata, agora atrás dos azzurri por apenas um pontinho, possa ultrapassar o rival em caso de vitória e assumir a liderança do campeonato. Um empate, por outro lado, tem o potencial de aproximar Atalanta, Fiorentina, Lazio e Juventus ao topo.

O retrospecto recente do confronto é bem favorável à Inter, que venceu seis dos últimos 10 jogos contra o Napoli na Serie A e perdeu apenas um, em maio de 2023. Além disso, o rival de domingo é o time contra o qual os nerazzurri têm mais vitórias caseiras na história da competição: são 51 em 78 partidas, com apenas nove derrotas. Um desafio e tanto para Antonio Conte, que faturou o scudetto pela Beneamata em 2021, em sua primeira visita a San Siro após o feito. Outro que reencontrará a sua antiga torcida é Lukaku, que teve polêmica saída do clube.

Pela Serie A, o Napoli não sofre gols como visitante há quatro jogos e pode engatar uma sequência de cinco com redes intactas pela primeira vez desde maio de 2023. Já a Inter anota pelo menos um tento há 28 partidas do campeonato. A última ocasião em que passou em branco no certame foi em maio deste ano, quando perdeu por 1 a 0 para o Sassuolo. Sem dúvidas, é uma soma de elementos muito interessante para um duelo de luxo, no qual os dois times devem ir a campo com o melhor que têm à disposição.

Prováveis escalações

Inter: Sommer; Pavard, Acerbi, Bastoni; Darmian, Barella, Çalhanoglu, Mkhitaryan, Dimarco; Thuram, Lautaro.

Napoli: Meret; Di Lorenzo, Rrahmani, Buongiorno, Olivera; Anguissa, Lobotka, McTominay; Politano, Lukaku, Kvaratskhelia.

Este navegador não é compatível. Use um navegador diferente ou instale o aplicativo

video-poster

Fique de olho

Sábado, 9/11, 16h45

Juventus x Torino

Após um ótimo começo de campeonato, o Torino parece ter estagnado: ganhou somente um dos últimos seis jogos e perdeu quatro deles. Vencer a Juventus seria a oportunidade perfeita para que o time de Paolo Vanoli recupere a confiança e volte aos trilhos na competição, mas essa esperança é quase vã no lado grená de Turim, já que o Derby della Mole tem um dos retrospectos recentes de maior desequilíbrio da Itália. Os granata não ganham o clássico desde 2015 e esta foi sua única vitória em quase 30 anos. Desde então, alternaram entre embates em que foram totalmente dominados a outros em que até entregaram boas atuações, mas viram o triunfo escapar devido a elementos fortuitos.

A Juventus de Thiago Motta tem apresentado, ao menos de vez em quando, um bom futebol – principalmente se compararmos com a temporada passada. Só que ainda é uma equipe oscilante no campeonato. Apesar de ser a única ainda invicta e não estar distante do Napoli, líder, apresenta dificuldades em confrontos que deveriam ser considerados mais simples, como contra Cagliari e Empoli, por exemplo. Os bianconeri acumulam grande quantidade de empates (são seis em 11 rodadas de 2024-25) e isso vem desde os tempos de Massimiliano Allegri: a Velha Senhora não perde sequer um duelo de Serie A há 19 jornadas, com 12 paridades e sete triunfos.

Imagem do artigo:Pela 12ª rodada da Serie A, Inter e Napoli se enfrentam em confronto direto pela liderança

O Torino não vence a Juventus desde 2015 e buscará uma improvável reação contra a rival (Getty)

Domingo, 10/11, 11h

Roma x Bologna

Roma e Bologna farão o confronto entre duas das maiores decepções do campeonato até o momento, apesar de os rossoblù viverem um momento melhor e estarem se recuperando, devido a duas vitórias consecutivas – ainda que sem conseguirem repetir as atuações de encher os olhos da temporada passada. A Loba, por sua vez, tem somente um triunfo nas cinco últimas rodadas e está mais próxima da zona de rebaixamento do que do pelotão que briga por competições europeias. Novamente, Ivan Juric começará a rodada ameaçado de demissão em caso de resultado negativo.

Caso ganhe o confronto deste domingo, o Bologna chegaria a sua terceira vitória seguida contra a Roma na Serie A, algo que não acontece desde 1961. Além disso, seria o segundo triunfo consecutivo do time emiliano sobre os giallorossi no Olímpico, o que ocorreu pela última vez em 1959. Entre os destaques individuais, olho em Orsolini, que em três ocasiões alcançou o duplo dígito em gols com a camisa rossoblù – feito que comemorou no fim de semana passado. Já na equipe mandante, quem fica em evidência é Dybala, segundo maior carrasco argentino dos felsinei, atrás de Batistuta: são sete e nove tentos, respectivamente. Pela Loba, entretanto, La Joya ainda não balançou as redes dos felsinei.

Demais jogos

Quinta, 7/11, 16h45 Genoa x Como

Sexta, 8/11, 16h45 Lecce x Empoli

Sábado, 9/11, 11h Venezia x Parma

Sábado, 9/11, 14h Cagliari x Milan

Domingo, 10/11, 8h30 Atalanta x Udinese

Domingo, 10/11, 11h Fiorentina x Verona

Domingo, 10/11, 14h Monza x Lazio

Saiba mais sobre o veículo